• Carregando...
Passageiros no transporte coletivo de Pequim, China.
Passageiros no transporte coletivo de Pequim, China.| Foto: WANG Zhao/AFP

O Ministério da Saúde da França confirmou nesta sexta-feira (24) a ocorrência de dois casos de infecção por coronavírus no país, segundo o jornal Le Figaro. Um dos casos foi registrado em Paris e o outro em Bordeaux. O paciente de Bordeaux foi tratado durante e dia e colocado em observação; ele havia chegado da China, passando pela Holanda, e se apresentou ao hospital com febre e tosse. O homem, que é originário da China, relatou que teve contato com pessoas da cidade de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus.

O segundo caso também é de um paciente que esteve na China, e agora está hospitalizado na capital francesa. Ainda segundo o Le Figaro, a ministra da Saúde, Agnès Buzyn, afirmou que provavelmente haverá outros casos na Europa.

Os casos são os primeiros confirmados na Europa. Também nesta sexta-feira, os Estados Unidos confirmaram o segundo caso da doença em seu território.

Nesta sexta, a China subiu para 13 o número de cidades com medidas de quarentena para evitar a proliferação do surto de coronavírus. Assim, aumentou para 40 milhões a quantidade de pessoas afetadas pelo isolamento.

As autoridades sanitárias do país asiático confirmaram mais uma morte causada pelo vírus, totalizando 26. Já o número de pessoas infectadas ultrapassou 830. A maioria é de pessoas que moram na região de Wuhan, onde a primeira infecção aconteceu, ou em cidades da região. De acordo com estudos, a contaminação de humanos pode ter começado em cobras.

Apesar da situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu não declarar o novo coronavírus como emergência em saúde pública de interesse internacional por acreditar que o surto ainda esteja localizado.

No Brasil, o Ministério da Saúde colocou o País em alerta para o risco de transmissão do coronavírus, mesmo sem nenhum caso suspeito em território nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]