Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Revelação

Dois ministros de Honduras denunciam planos para assassiná-los

Denúncias ocorrem em meio a uma escalada de violência exacerbada pela presença de cartéis mexicanos do narcotráfico no país

Dois ministros hondurenhos denunciaram nesta quinta-feira (4) a existência de planos para assassiná-los em meio a uma escalada de violência exacerbada pela presença de cartéis mexicanos do narcotráfico no país. O ministro do Instituto Nacional Agrário (INA), César Ham, e a ministra da Justiça e Direitos Humanos, Ana Pineda, explicaram que souberam dos planos pelo ministro da Segurança, Pompeyo Bonilla, e o presidente Porfirio Lobo, mas não deram detalhes sobre a forma ou os responsáveis.

"Há dados de uma fonte séria e responsável, no sentido de que há um plano para me assassinar", disse Ham durante um programa do canal 5 da televisão local.

Por outro lado, Ana disse a jornalistas: "Fui informada pelo ministro da segurança... e o chefe da polícia Juan Carlos Bonilla da existência de planos para atentar contra minha vida."

Em 2011, Honduras foi o país com a maior taxa de homicídios no mundo, com 86,5 mortos para cada 100.000 habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A violência tem sido estimulada pela maior presença de cartéis mexicanos que utilizam a América Central para transvasar cocaína entre a América do Sul e Estados Unidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.