Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espanha

Dois policiais ficam feridos na primeira explosão atribuída ao ETA após cessar-fogo

Se confirmada autoria, atentado será o primeiro realizado pelo grupo separatista basco desde que rompeu um cessar-fogo, em junho. Explosão aconteceu em frente a quartel de Durango, no país Basco

Vídeo: | RPC TV
Vídeo: (Foto: RPC TV)

Dois agentes da polícia espanhola ficaram levemente feridos quando uma bomba explodiu na sexta-feira na região basca da Espanha, no que a polícia disse ser o primeiro ataque do grupo separatista ETA desde que a organização pôs fim ao cessar-fogo, em junho. A bomba, que foi posta em uma caminhonete estacionada em frente ao quartel de polícia do povoado de Durango, no centro do país Basco, também provocou danos ao prédio, segundo um porta-voz da Guarda Civil.

Os dois policias foram feridos por estilhaços de vidro. Um segundo veículo, que a polícia acredita ter sido utilizado por rebeldes para fugir, explodiu no povoado de Amorebieta quase uma hora depois, ainda de acordo com o porta-voz.Nenhum grupo assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque, mas a polícia disse que havia poucas dúvidas sobre a participação do ETA.

Durante semanas, o governo socialista da Espanha advertiu sobre um iminente ataque do ETA depois da prisão de membros do grupo guerrilheiro basco e da apreensão de explosivos. O grupo guerrilheiro afirmou em 5 de junho que havia posto um fim ao cessar-fogo de 15 meses, que já tinha sido interrompido de fato pelo atentado a bomba no aeroporto de Madri, em dezembro.

O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodrígues Zapatero tentou manter negociações de paz com o ETA no ano passado, mas as suspendeu após o atentado ao aeroporto, em que morreram duas pessoas.

Os guerrilheiros do ETA provocaram a morte de mais de 800 pessoas em uma campanha de quatro décadas em busca da independência da região basca, no norte da Espanha e no sul da França. Pesquisas de opinião mostram que a maioria dos habitantes da região basca da Espanha, que já desfruta de uma importante autonomia, não quer uma separação total de Madri.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.