Em 2020 o cenário foi outro com Biden vencendo entre os eleitores imigrantes por uma diferença de cerca de 20 pontos, de acordo com o Cooperative Election Study. Segundo pesquisas recentes, pela primeira vez, Trump e Biden estão tecnicamente empatados entre os eleitores imigrantes que residem nos Estados Unidos.
Trump fez duras críticas sobre os imigrantes que entraram ilegalmente nos EUA durante a gestão de Biden. Assessores do atual presidente americano acusaram Trump de imitar Adolf Hitler. Membros do Partido Republicano foram na contramão do discurso de Trump, como Ron DeSantis e Nikki Haley, rivais do empresário na disputa pela candidatura presidencial de 2024.
As duas últimas pesquisas de intenção de voto da CNN/SSRS mostraram um empate técnico entre Biden e Trump com o público imigrante que mora nos Estados Unidos. Ambos ficaram com 48% de intenções de voto nas pesquisas. Outro ponto diferente da eleição de 2020, foi o recorte que os institutos de pesquisa realizaram entre os eleitores de cor (incluindo eleitores negros e hispânicos) novamente Trump se saiu melhor do que na última eleição.
A pesquisa também revelou as maiores preocupações entre os eleitores imigrantes e mostrou que 40% está preocupado com as questões econômicas e a inflação que o país vem enfrentando. Apenas 10% diz se preocupar com a imigração ou a segurança nas fronteiras. Isso mostra que os recentes discursos de Trump contra os imigrantes ilegais não reverberou negativamente entre os eleitores imigrantes dos EUA.
Outro questionamento que foi feito aos imigrantes foi – “com qual partido você concorda mais sobre a política de imigração” – e a resposta foi o Partido Republicanos por um à frente do Partido Democrata. Os imigrantes representam cerca de 10% de todo eleitorado americano.
No mês passado, a Faculdade de Direito da Universidade Marquette, nos Estados Unidos, divulgou uma pesquisa sobre a avalição das políticos de imigração e segurança das fronteiras de Trump e Biden. Para 50% dos eleitores, Trump teria um desempenho melhor nessas questões. Apenas 27% dos entrevistadores disseram que Biden se sairia melhor. Outras pesquisas no mesmo período indicaram que os americanos estão insatisfeitos com o volume de imigração no país.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Quinnipiac mostrou que a maioria dos americanos aprovam a construção do muro ao longo da fronteira com o México. Política defendida por Trump há anos. O ex-presidente tem liderado as primarias do Partido Republicano e uma de suas principais bandeiras é a questão migratória.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Deixe sua opinião