• Carregando...
O helicóptero da Presidência do EUA, Marine One, chega à Casa Branca para transportar o presidente Donald Trump para o Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, 2 de outubro
O helicóptero da Presidência do EUA, Marine One, chega à Casa Branca para transportar o presidente Donald Trump para o Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, 2 de outubro| Foto: Win McNamee/ Getty Images/ AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi levado ao Centro Médico Militar Nacional Walter Reed após ter sido diagnosticado com Covid-19 nesta sexta-feira (2). Ele deve permanecer alguns dias no hospital por precaução, segundo a Casa Branca.

"Por excesso de precaução, e por recomendação de seu médico e de especialistas médicos, o presidente trabalhará nos escritórios presidenciais do Walter Reed pelos próximos dias", afirmou a secretária de Comunicação da Casa Branca, Kayleigh McEnany, em comunicado.

Trump saiu caminhando de sua residência presidencial às 18:15 (19:15 em Brasília), usando máscara e vestindo terno, e embarcou no helicóptero Marine One. Ele acenou para os jornalistas que estavam no local mas não parou para falar com a imprensa.

Depois de embarcar, o presidente americano publicou um vídeo em sua conta do Twitter agradecendo o apoio que tem recebido e dizendo que está se sentindo "muito bem". Essa foi a primeira mensagem publicada por Trump depois de revelar que estava com Covid-19.

Mais cedo, o médico de Donald Trump, Sean Conley, emitiu um comunicado informando que o republicano sente fadiga mas está de bom humor. O médico disse ainda que Trump recebeu uma dose "por precaução" de um tratamento experimental feito com anticorpos sintéticos, além de zinco, vitamina D, famotidina, melatonina e aspirina.

Um representante da Casa Branca informou na tarde desta sexta-feira que o presidente americano está com sintomas leves da infecção pelo novo coronavírus. Ele teve febre baixa, congestão nasal e tosse, pessoas próximas relataram ao New York Times.

Um assessor da campanha de Trump, que não foi identificado, disse à CNN que o estado do presidente é "sério", e que Trump está se sentindo muito cansado e teve alguma dificuldade para respirar. Segundo a Bloomberg, o republicano nunca passou uma noite no hospital.

Trump não transferiu os seus poderes ao seu vice, Mike Pence, enquanto está internado, disse uma porta-voz da Casa Branca à imprensa americana. "O presidente está no comando", disse a representante.

O tratamento recebido por Trump é um coquetel de anticorpos monoclonais desenvolvido pela empresa de biotecnologia Regeneron. O uso de anticorpos sintéticos para o tratamento da Covid-19 ainda está em fase experimental mas mostrou resultados iniciais promissores. O medicamento está disponível apenas para "uso compassivo", uma autorização que é concedida pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA com a análise individual de cada caso.

A primeira-dama dos EUA, Melania Trump, que também foi infectada, "permanece bem, apenas com tosse e dor de cabeça leves", afirmou o médico da Casa Branca, Sean Conley.

Desejos de melhora

Autoridades globais manifestaram seus desejos de melhora para Donald Trump, entre elas, o presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente americano Barack Obama e o presidente russo Vladimir Putin. O democrata Joe Biden, adversário de Trump nas eleições presidenciais, afirmou em evento de campanha no Michigan que "essa não é uma questão de política. Esse é um lembrete de que todos nós temos que levar a sério esse vírus. Ele não vai sumir automaticamente".

Todos os eventos agendados da campanha de Trump serão adiados ou realizados virtualmente, informou a coordenação da campanha em um comunicado nesta tarde.

Mais informações em breve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]