• Carregando...
Manifestante amordaça a boca em protesto contra a prisão de Julian Assange, fundador do WikiLeraks, em Londres | Carl de Souza/AFP
Manifestante amordaça a boca em protesto contra a prisão de Julian Assange, fundador do WikiLeraks, em Londres| Foto: Carl de Souza/AFP

Nômade e misterioso

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange (foto acima), tem 39 anos e é natural de Townsville, Austrália. Saiba mais sobre ele:

Nômade

- Com pais envolvidos no teatro, que logo se separaram, Assange mudou-se com a mãe de cidade em cidade. Ela lhe dava aulas em casa, já que ele não frequentava escolas.

- Já adulto, manteve a tradição de se mudar com frequência, junto com amigos, indo da Islândia ao Quênia. Teve um filho e lutou pela guarda da criança, sem sucesso.

Computadores

- Na adolescência, nos anos 80, ele se tornou um programador de destaque, conhecido pela sofisticação. Também ganhou fama de misterioso e, por vezes, paranoico.

Formação

- Jornalista, programador de computador e hacker. Também manteve estudos de Física e Matemática na Universidade de Melbourne.

WikiLeaks

- Em 2006, funda o site especializado no vazamento de documentos confidenciais. Suas principais revelações foram os protocolos de detenção de Guantánamo(2007); a lista de dirigentes do British National Party, de extrema direita (2008); 400 mil documentos confidenciais sobre o Exército americano e as guerras no Iraque e Afeganistão e 250 mil documentos diplomáticos dos Estados Unidos (2010).

Prêmios

- Em 2008, recebe o prêmio sobre liberdade de expressão Índex on Censorship, do jornal The Economist.

- Em 2009, conquista o prêmio de novas mídias do braço britânico da Anistia Internacional.

Prisão

- Procurado na Suécia, que emitiu uma ordem de captura internacional, apresentou-se ontem à polícia britânica, que o mantém preso. Assange é acusado de estupro e abuso sexual.

Fonte: Reuters e AFP.

Dúvidas

Perguntas e respostas sobre o caso Assange:

Quais são as acusações contra Assange?

Estupro, assédio sexual e coerção ilegal cometidos contra duas mulheres na Suécia em agosto.

O que Assange alega?

As relações sexuais foram con­­sen­­suais. Defesa tentará evitar extradição requerida pela Suécia.

O que ocorre agora?

Assange fica preso ao menos até o dia 14. Até dia 28, audiência deve ser realizada, segundo acordo europeu.

Assange pode ser extraditado para os EUA?

Sim, mas a extradição depende de acordo com Suécia e pode ocorrer apenas após o processo atual ser encerrado.

Entrevista

"A opinião pública deve ficar atenta ao caso"

Robert Hardh, advogado e diretor da ONG de direitos humanos Civil Right Defenders, em Estocolmo

Leia entrevista completa

Londres - Procurado pela polícia internacional desde o dia 20 de novembro, o criador do WikiLeaks, Ju­­lian Assange, se apresentou à po­­­­lícia em Londres, foi ouvido por um juiz, teve negado seu pedido de liberdade e ficará preso pelo menos até o dia 14.

O site emitiu comunicado pro­­metendo prosseguir com o vazamento de documentos secretos.

Contra Assange há um pedido de extradição da Suécia, onde é acusado de molestar sexualmente uma mulher e estuprar outra em agosto. São identificadas co­­mo mulher A e mulher W, devido às leis suecas que vedam di­­vulgar supostas vítimas em casos de abuso sexual.

Uma diz que foi "atacada’’ en­­quanto dormia em sua casa em Estocolmo. A outra disse que primeiro concordou com a relação, mas que desistiu quando Assan­­ge disse que não tinha preservativo. Segundo o depoimento de­­la, ele então usou o peso de seu corpo para forçar a penetração. Qua­­tro dias depois, teria tentado mais uma vez uma relação forçada.

Assange nega as acusações. Diz que tudo foi consensual, mas admite que não usou preservativo. Para ele, tudo é motivado pe­­lo governo dos EUA, que quer in­­timidá-lo por estar contrariado com a divulgação de documentos diplomáticos secretos.

Batalha jurídica

O juiz perguntou a Assange se ele sabia do processo e se concordava com a extradição. Ele disse que não, que pretende ficar no Reino Unido e que teme que não haja julgamento justo na Suécia. Foi aberto, então, o processo de extradição, que pode demorar meses para ser concluído.

Os advogados pediram que Assange aguardasse a conclusão do processo em liberdade, o que foi negado. O juiz aceitou o argumento sueco de que Julian As­­sange não tem residência fixa e poderia facilmente fugir.

Bastou o anúncio de que As­­sange seria levado para uma corte no centro de Londres para centenas de curiosos correrem para lá. Alguns famosos também apareceram.

O cineasta Ken Loach, o jornalista e documentarista John Pil­­ger e a socialite Jemima Khan fo­­ram se oferecer como fiadores para a soltura de Assange.

EUA veem "boa notícia" em detenção

Apesar de a prisão de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, nada ter a ver com o vazamento de documentos secretos dos Estados Unidos, o país aplaudiu a polícia britânica.

Em viagem ao Afeganistão, o secretário da Defesa, Robert Gates, recebeu a notícia da prisão por meio de repórteres. "Me soa como uma boa notícia’’, respondeu.

O porta-voz do Departamento de Estado, P.J. Crowley, ressaltou que a prisão é, "nesta etapa, um assunto entre o Reino Unido e a Suécia’’. "Nossa investigação continua’’, mas Washington não está envolvida na detenção, afirmou Crowley.

Visa suspende pagamentos

A administradora dos cartões Visa anunciou ontem a suspensão de todos os pagamentos ao site WikiLeaks, enquanto investiga os negócios da organização que vêm vazando nas últimas se­­ma­­nas informações secretas dos Es­­tados Unidos. A decisão é um forte golpe contra o site criado por Julian Assange, que financia suas operações com doações feitas pe­­la internet. A companhia de pa­­ga­­­­mentos pela internet PayPal já havia cortado relações com o Wi­­kiLeaks. A decisão da empresa Visa corta mais uma grande fonte de entrada de dinheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]