• Carregando...
Rua alagada em Charleston, Carolina do Sul
Rua alagada em Charleston, Carolina do Sul| Foto: Sean Rayford/Getty Images/AFP

O furacão Dorian está avançando pela costa leste dos Estados Unidos em direção às Carolinas nesta quinta-feira (5), poucos dias depois de causar uma crise humanitária no noroeste das Bahamas e passar de raspão pela Flórida.

A tempestade de categoria 3, com ventos de 185 km/h, já causou alagamentos no centro de Charleston, na Carolina do Sul, provocando um aviso de inundação repentina no meio da manhã, além de um alerta de tempestade. Os ventos estavam quase alcançando 100 km/h nesta manhã em alguns locais.

No início da quinta-feira, a Divisão de Gerenciamento de Emergências da Carolina do Sul disse que as concessionárias de energia estavam relatando mais de 200.000 casas sem luz em todo o estado.

É provável que a tempestade atinja toda a costa da Carolina do Sul ao longo de quinta e a Carolina do Norte até a metade da sexta-feira. Seus impactos também serão sentidos na costa sul da Virgínia.

Os ventos mais fortes do furacão Dorian deverão passar pelos Outer Banks da Carolina do Norte, com rajadas de mais de 160 km/h, dependendo da trilha exata da tempestade. Rajadas de vento da mesma intensidade também podem ocorrer em Wilmington, de acordo com o Serviço Meteorológico.

Ameaça de tornados

O risco de tornados também existe, particularmente no nordeste da Carolina do Sul, onde um aviso de tornado foi emitido na manhã de quinta-feira.

Tornados associados a tempestades tropicais e furacões tendem a ser fracos e de curta duração, mas ainda podem ser mortais e prejudiciais, uma vez que são especialmente difíceis de prever.

Em North Myrtle Beach, litoral norte da carolina do Sul, um pequeno tornado foi registrado no início da quinta-feira, causando pequenos danos. Nenhuma pessoa ficou ferida, segundo o canal News13.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]