Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acidente

Doze pessoas morrem atropeladas por trem na Espanha

Dezenas de pessoas tentavam cruzar a ferrovia no local proibido em vez de usar a passagem subterrânea

Bombeiros procuram restos dos corpos de vítimas, atingidas pelo trem Alaris, na estação da praia de Castelldefels, próximo a Barcelona. Doze pessoas morreram quando um trem de alta velocidade as atropelou quando tentavam atravessar uma ferrovia para chegar a um festival na quarta-feira. | REUTERS/Gustau Nacarino
Bombeiros procuram restos dos corpos de vítimas, atingidas pelo trem Alaris, na estação da praia de Castelldefels, próximo a Barcelona. Doze pessoas morreram quando um trem de alta velocidade as atropelou quando tentavam atravessar uma ferrovia para chegar a um festival na quarta-feira. (Foto: REUTERS/Gustau Nacarino)

Doze pessoas foram mortas quando um trem de alta velocidade as atropelou quando elas tentavam atravessar uma ferrovia para chegar a um festival numa praia próxima à Barcelona no final da quarta-feira.

Outras 13 pessoas ficaram feridas no acidente, que aconteceu por volta de 23h30 (horário local, 18h30 em Brasília), quando um grupo composto principalmente por jovens ia para o festival anual de San Juan, na cidade de Castelldefels, informou o governo catalão.

Serviços de emergência encontraram corpos desmembrados no local, bastante próximo da praia de Castelldefels. Um jovem disse à rádio SER que as vítimas haviam acabado de sair de um trem.

"Nesse momento, um trem veio da direção contrária e atropelou todo mundo", disse o jovem, que se identificou apenas como Fernando.

"O acidente tirou 12 vidas e há 13 feridos, três em estado grave. Desejo a eles uma rápida recuperação", disse Joan Saura, ministro do Interior do governo regional catalão.

Dezenas de pessoas tentavam cruzar a ferrovia no local proibido em vez de usar a passagem subterrânea entre Barcelona e Alicante, disse o prefeito de Castelldefels.

Informações divulgadas mais cedo davam conta de que a passagem subterrânea estaria fechada ou mal sinalizada, mas o prefeito disse que ela estava aberta.

A operadora da ferrovia Renfe anunciou que realizará uma investigação completa.

O ministro espanhol de Obras Públicas, José Blanco, afirmou que reduzirá sua visita a Luxemburgo para visitar o local ainda nesta quinta-feira. Ele fez um apelo para que uma investigação aconteça o mais rápido possível.

O Dia de San Juan, em 24 de junho, é feriado em várias partes da Espanha e as comemorações começam tradicionalmente na noite anterior.

O acidente foi o pior do setor ferroviário da Espanha desde 2003, quando 19 pessoas morreram na colisão de dois trens perto da cidade de Chinchilla.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.