Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no leste europeu

Drone naval da Ucrânia derruba poderoso caça russo no Mar Negro

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Foto: EFE/EPA/STRINGER)

Ouça este conteúdo

O serviço de inteligência ucraniano anunciou neste sábado (3) que derrubou um caça russo Su-30 no Mar Negro utilizando um drone naval do tipo Magura. A operação, segundo Kiev, representa um marco inédito na história militar global: é a primeira vez que uma aeronave de combate é abatida por uma embarcação não tripulada. A ação ocorreu nesta sexta-feira (2), perto do porto russo de Novorossisk, na região de Krasnodar.

De acordo com o Departamento de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia (GUR), a ofensiva contou com apoio do Serviço de Segurança (SBU) e das Forças de Defesa do país.

“Trata-se da primeira destruição de um avião de combate por um drone naval no mundo”, afirmou o órgão em publicação oficial no Telegram.

O caça russo Su-30, avaliado em cerca de US$ 50 milhões, foi atingido por um míssil disparado a partir da plataforma naval ucraniana e começou a pegar fogo antes de cair no mar. A operação ocorreu em uma área estratégica onde Moscou concentrou parte significativa de sua frota, transferida da Crimeia ocupada para Novorossisk.

O mesmo tipo de drone havia sido utilizado em dezembro do ano passado para abater dois helicópteros russos Mi-8, de acordo com registros do GUR. A embarcação não tripulada Magura, desenvolvida pela Ucrânia, tem se consolidado como peça-chave no enfrentamento naval contra as forças de ocupação russas.

O ataque ucraniano foi parte de uma operação mais ampla que também atingiu alvos logísticos na cidade portuária russa. O governador local, Andréi Krávchenko, reconheceu o impacto dos ataques: três depósitos de grãos foram danificados e ao menos cinco pessoas ficaram feridas, incluindo duas crianças.

A Rússia, por sua vez, confirmou que sofreu um ataque em larga escala na região, envolvendo drones aéreos, embarcações não tripuladas e mísseis guiados, conforme relatado pela agência estatal Interfax. O Ministério da Defesa russo também relatou a destruição de 14 drones navais ucranianos e o abate de diversos mísseis, entre eles oito Storm Shadow, de fabricação britânica, e três do tipo Neptune-MD.

Além da ação no Mar Negro, a Ucrânia também foi alvo de uma ofensiva russa durante a madrugada deste sábado. Segundo a Força Aérea Ucraniana, Moscou lançou dois mísseis balísticos Iskander-M a partir da Crimeia e da região russa de Rostov, além de 183 drones de variados tipos, entre eles kamikazes e réplicas, disparados de regiões como Briansk, Kursk, Orel e Milérovo.

As forças ucranianas afirmaram ter interceptado 77 desses drones com apoio da aviação, de sistemas antiaéreos e de tecnologias de guerra eletrônica. Outros 73 drones caíram sem causar danos significativos. As regiões mais afetadas foram Kharkiv, Sumi, Donetsk e Mikoláiv, no nordeste, leste e sul do país.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.