Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrevista

“É difícil ver a Espanha se desintegrar em diversas unidades”

Clarissa Franzoi Dri, professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Por que os movimentos separatistas afloraram nas últimas semanas na Espanha?

A crise é uma janela de oportunidade para essa causa. O nacionalismo no País Basco e na Catalunha sempre existiu, com partidos que defendem a independênciv a. A população aproveitou a situação para dar mais vida ao movimento, tentan vv do alavancar a ideia.

As separações dessas regiões podem ocorrer?

A Espanha é um caso bem complicado. Entre os países europeus, os espanhóis são os que têm maior dificuldade em manter a unidade dessas diferentes regiões. Para protestar, existem até movimentos que pegam em armas, como é o caso do ETA. Então isso é uma questão histórica. É diferente da França, que abafou organizações desse tipo. Mesmo assim, é difícil ver a Espanha se desintegrar em diversas unidades.

Quais os riscos de uma independência catalã e basca?

São muitos. O País Basco é uma das regiões mais industrializadas da Espanha e a Catalunha é uma das mais ricas. Não é por acaso que eles buscam autonomia, pois não querem dividir essa riqueza. Seria ruim para o país perder esses territórios. O governo espanhol já tem uma imagem negativa por causa da crise. Afinal, eles não deram conta das finanças e da dívida externa. Isso só aumentaria a debilidade de um governo já enfraquecido.

Como essas possíveis independências afetariam o cenário internacional?

É difícil dizer. Tudo depende de como a Catalunha se posicionar como parte da União Europeia. Se virar um país do continente, que atende as diretrizes do bloco, o cenário internacional não sofreria grandes consequências. Não é algo que muda o mundo. O que muda são as políticas para a nação espanhola.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.