• Carregando...

Por que os movimentos separatistas afloraram nas últimas semanas na Espanha?

A crise é uma janela de oportunidade para essa causa. O nacionalismo no País Basco e na Catalunha sempre existiu, com partidos que defendem a independênciv a. A população aproveitou a situação para dar mais vida ao movimento, tentan vv do alavancar a ideia.

As separações dessas regiões podem ocorrer?

A Espanha é um caso bem complicado. Entre os países europeus, os espanhóis são os que têm maior dificuldade em manter a unidade dessas diferentes regiões. Para protestar, existem até movimentos que pegam em armas, como é o caso do ETA. Então isso é uma questão histórica. É diferente da França, que abafou organizações desse tipo. Mesmo assim, é difícil ver a Espanha se desintegrar em diversas unidades.

Quais os riscos de uma independência catalã e basca?

São muitos. O País Basco é uma das regiões mais industrializadas da Espanha e a Catalunha é uma das mais ricas. Não é por acaso que eles buscam autonomia, pois não querem dividir essa riqueza. Seria ruim para o país perder esses territórios. O governo espanhol já tem uma imagem negativa por causa da crise. Afinal, eles não deram conta das finanças e da dívida externa. Isso só aumentaria a debilidade de um governo já enfraquecido.

Como essas possíveis independências afetariam o cenário internacional?

É difícil dizer. Tudo depende de como a Catalunha se posicionar como parte da União Europeia. Se virar um país do continente, que atende as diretrizes do bloco, o cenário internacional não sofreria grandes consequências. Não é algo que muda o mundo. O que muda são as políticas para a nação espanhola.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]