Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
festa

Egito celebra Ano Novo com homenagem aos mártires da revolução

Os ativistas egípcios convocaram neste sábado uma concentração na emblemática praça Tahrir do Cairo para receber o Ano Novo com uma homenagem aos mártires da revolução e rezar por um Egito livre em 2012.

A celebração, na qual se pretende evitar as palavras de ordem políticas, contará com a participação de clérigos cristãos e muçulmanos e a apresentação de alguns cantores.

Os presentes desfraldarão bandeiras do Egito, fotografias dos mártires e velas, com o objetivo de homenagear as vítimas dos protestos que acabaram com o regime de Hosni Mubarak no último dia 11 de fevereiro.

A famosa ativista egípcia Gamila Ismail convocou, por meio de mensagens de textos de celulares, as pessoas a "receberem o Ano Novo juntos em Tahrir para rezar pelos mártires e por um Egito alegre e livre em 2012".

Por sua parte, os jovens do Movimento 6 de Abril informaram em comunicado que primeiro realizarão uma manifestação na frente do escritório do procurador-geral para solidarizar-se com as organizações não-governamentais estrangeiras e locais que foram inspecionadas há dois dias por funcionários da Procuradoria com o apoio do Exército e das forças de segurança.

Após essa manifestação, os participantes se dirigirão rumo a Tahrir para unir-se à homenagem às vítimas da revolução, que será embalada por hinos patrióticos e religiosos.

O ano de 2012 se apresenta cheio de desafios para o Egito, imerso em um processo eleitoral que por enquanto está consagrando partidos islamitas, enquanto ainda é comandando por uma Junta Militar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.