Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
oriente médio

EI toma controla de cidade iraquiana em choques com 25 mortos

Várias zonas do leste de Ramadi foram conquistadas, com baixas do exército iraquiano

Os milicianos do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) conseguiram tomar o controle nesta quarta-feira (15) de várias zonas do leste de Ramadi, capital da província de Al-Anbar, no oeste do Iraque, onde morreram 25 membros das forças iraquianas nos combates.

Uma fonte de segurança informou que os extremistas capturaram as áreas de Albu Ghanem, Albu Suda, Al Sufiya e Albu Mahal.

Estas conquistas ocorreram após intensos combates com as tropas do governo iraquiano, que deixaram dezenas de feridos entre os uniformizados.

Os soldados do Exército e da Polícia iraquianos se retiraram totalmente dessas zonas, e os jihadistas explodiram as delegacias e quartéis.

A fonte advertiu que a cidade de Ramadi pode cair em mãos dos extremistas se não chegarem reforços militares urgentes para frear o avanço do EI.

Esta ofensiva jihadista ocorre depois que ontem, terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou uma ajuda humanitária adicional de US$ 200 milhões para o Iraque e destacou a recuperação de territórios que antes eram controlados pelo EI nesse país.

O Departamento de Defesa dos EUA disse ontem que o grupo jihadista perdeu entre 25% e 30% do território que tinha conseguido dominar no Iraque.

Obama recebeu ontem na Casa Branca o primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, para tratar, entre outros assuntos, o desenvolvimento da campanha militar contra o EI nesse país.

O Iraque é palco desde junho de 2014 de uma guerra contra o EI, que nessa data conquistou amplas partes do território iraquiano e proclamou um califado nas zonas sob seu controle deste país e da Síria.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.