
Durante 12 meses, o cartel de Joaquín “El Chapo” Guzmán planejou estrategicamente sua fuga da prisão de El Altiplano por um túnel de 1,5km, segundo o site mexicano “Animal Politico”. Em uma montanha no bairro de Santa Juanita, no município de Almoloya de Juárez, no estado do México, o traficante foi recebido por um grupo de homens, que tinham em mãos roupas, comida, além de um veículo.
Minutos depois, o líder do cartel de Sinaloa saiu a toda velocidade em um carro rumo a Toluca, capital do estado, e depois para a área do município de Luvianos, no estado de Guerrero. Autoridades descartaram a possibilidade de que ele tenha fugido via aérea.
Em maio de 2014, um homem forte e tranquilo chegou a Santa Juanita e contou aos vizinhos e moradores que “seu chefe” o havia encarregado de iniciar as obras no monte, a partir da qual se pode ver a prisão de El Altiplano.
Desde então, alguns moradores disseram que havia pouco movimento no morro. Outros, no entanto, relataram que durante algumas semanas caminhões e várias pessoas chegaram ao local.
A casa onde está o túnel encontra-se entre três residências visíveis com uma distância de até 700 metros. Os trabalhadores colocaram cercas e sua presença era muito discreta, de modo que os vizinhos disseram que nunca haviam se incomodado.
No entanto, as autoridades federais levantaram a hipótese de que o grupo de El Chapo ameaçou as três famílias do bairro de Santa Juanita e moradores de Santa Juana, um lugar que está ao lado da estrada por onde chegavam os trabalhadores e por onde escapou o traficante.



