Os centros de votação em El Salvador abriram as portas na manhã deste domingo (4) para as eleições presidenciais e legislativas, nas quais o atual presidente, Nayib Bukele, busca a reeleição para um segundo mandato consecutivo e é o franco favorito.
Um total de 1.595 centros de votação foram disponibilizados em diferentes partes do país, onde cerca de 24 mil agentes da Polícia Nacional e mais de 3 mil observadores nacionais e estrangeiros foram enviados.
Os locais estavam programados para começar a receber os eleitores às 7h (hora local; 10h em Brasília), mas em alguns centros a abertura foi atrasada em vários minutos. De acordo com a polícia e as autoridades do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nenhum incidente foi registrado e espera-se que a jornada eleitoral, com 10 horas de duração, transcorra sem problemas.
"Institucionalmente, estamos prontos, com todas as condições necessárias para receber o eleitorado", afirmou a presidente do TSE, Dora Martínez, em transmissão nacional de rádio e televisão.
Os mais de 5,5 milhões de salvadorenhos convocados para votar devem escolher seu próximo presidente entre uma lista de seis partidos políticos, incluindo o governista Novas Ideias (NI), de Bukele, apontado como provável vencedor pelas pesquisas.
Bukele, de 42 anos, é o primeiro presidente da era democrática de El Salvador com a opção de buscar a reeleição imediata e, se vencer, será o primeiro a se repetir no cargo, apesar da Constituição não permitir isso.
O caminho para a reeleição de Bukele foi aberto em 2021, quando a Câmara Constitucional da Suprema Corte, que havia sido nomeada pelo Congresso de maioria governista sem seguir o procedimento legal, mudou um critério de interpretação da Constituição.
Deixe sua opinião