Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apatia

Eleição no Egito mantém Mubarak no poder

Cairo (AE/AP/EFE) – O presidente Hosni Mubarak, 77 anos, foi declarado oficialmente vencedor das eleições presidenciais egípcias, mas a legitimidade da votação foi prejudicada pelo baixo comparecimento dos eleitores às urnas. Analistas calculavam antes das eleições que o índice de comparecimento às urnas ficaria em torno dos 30%, que já é um número baixo. Mas o número foi bem menor que o previsto. Apenas 23% dos eleitores registrados votaram nas eleições, realizadas na última quarta-feira, informou a comissão eleitoral egípcia. Em 1999, último pleito para confirmar Mubarak no poder, a participação fora de 80%.

Mubarak governa o Egito há 24 anos. Ele reelegeu-se para um sexto mandato consecutivo com 88,57% dos votos válidos, anunciou Mamdouh Marie, diretor da comissão eleitoral. O segundo lugar ficou com Ayman Nour, do oposicionista Partido Al-Ghad, com 7,3% dos votos. Noaman Gomaa, do também oposicionista Partido Wafd, ficou na terceira colocação, com 2,8% dos sufrágios.

Acredita-se que o número tenha sido influenciado pelo ceticismo com relação às promessas do governo de que o pleito resultará em amplas reformas democráticas e pela apatia causada pela percepção generalizada de que Mubarak venceria sem transtornos.

Os partidos de oposição e associações independentes denunciaram várias irregularidades para favorecer Hosni Mubarak, mas a Comissão Eleitoral rejeitou essas alegações.

Trata-se da primeira vez na história que o Egito realizou eleições com candidatos múltiplos. As cinco vitórias anteriores de Mubarak foram obtidas em referendos nos quais os eleitores eram obrigados a optar entre o "sim" e o "não". No entanto, em fevereiro deste ano ele anunciou que permitiria a concorrência de vários candidatos à Presidência, surpreendendo os analistas. Nos próximos dias, Mubarak deve prestar juramento para novo mandato de seis anos, ao término do qual terá 83 anos de idade. A grande maioria dos egípcios entrevistados, de todas classes sociais, havia expressado sua intenção de se abster, diante de uma vitória de Mubarak que parecia inevitável.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.