• Carregando...
O estado americano de Iowa deu início às prévias presidenciais nesta segunda-feira, 3
O estado americano de Iowa deu início às prévias presidenciais nesta segunda-feira, 3| Foto: Joe Raedle/ Getty Images/ AFP

Democratas e republicanos do estado de Iowa escolhem, nesta segunda-feira (3), o seu candidato preferido para concorrer às eleições presidenciais dos Estados Unidos. É a primeira eleição interna dos principais partidos do país e, apesar de se tratar de um estado pequeno, pode ajudar a moldar a percepção dos eleitores sobre os candidatos - especialmente no lado democrata, já que os republicanos abraçaram a campanha de reeleição de Donald Trump e sua nomeação será apenas uma formalidade.

Pesquisas de intenção de voto indicam que Bernie Sanders, Joe Biden e Elizabeth Warren são, nesta ordem, os preferidos dos democratas de Iowa. Sanders demonstra força entre os trabalhadores, mas tem sofrido com o avanço dos demais candidatos nos condados ligados à manufatura - especialmente do ex-vice-presidente Joe Biden.

Começando por Iowa

Desde o final da década de 70, a escolha de quem serão os candidatos a presidente nos EUA saiu do controle dos líderes partidários e passou a ser feita pela população. Iowa, onde vive só 1% dos americanos, é o primeiro estado a indicar sua preferência. Quem larga bem é beneficiado por um efeito cascata em outras prévias.

Em quase todas as eleições internas democratas em Iowa, desde 1976, o vencedor no estado acabou sendo o candidato nacional do partido - as exceções foram Bill Clinton, em 1992, e Michael Dukakis, em 1988, que perderam lá, mas foram nomeados para concorrer à presidência.

Iowa tem uma maneira peculiar de eleger os representantes do partidos. O processo chama-se caucus e, diferente do que ocorre nas primárias, é organizado pelo próprio partido em vez do estado. O objetivo do caucus é que os partidários locais escolham os delegados que participarão da convenção nacional e indiquem em quais candidatos eles devem votar. Mas nesse caso, votar consome muito mais tempo e energia, especialmente no caucus democrata.

Nos vários locais de votação, que geralmente são escolas, quadras, academias ou lojas, representantes dos pré-candidatos se posicionam em cantos diferentes do local. Para indicar apoio a algum dos candidatos, os eleitores têm que se dirigir até este representante e ficar ao seu lado. Uma vez terminado o vai-e-vem de eleitores, a contagem é feita. Um percentual mínimo de eleitores é necessário para que os candidatos sejam considerados viáveis. Os que votaram em candidatos não viáveis naquele local, poderão escolher entre os demais - ou eventualmente se juntar em nome de um dos candidatos que já estariam de fora - na segunda e final rodada de votação. Cada seção elege um número determinado de delegados, eles representarão, proporcionalmente, os resultados daquele local de votação na convenção do condado.

O processo é tão longo e complicado - e era especialmente difícil de contabilizar na década de 1970 quando foi implementado - que é por esse motivo que Iowa é o primeiro estado a realizar as eleições internas.

Além de Iowa, apenas o estado de Nevada realiza caucus para escolher os candidatos dos partidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]