Publicidade
Veículo do futuro?

Musk apresenta “carro voador” da Tesla que gira no ar e anda de cabeça para baixo

tesla carro voador musk
Novo Tesla Roadster salta sobre outros veículos, percorre uma rampa de cabeça para baixo e realiza manobras aéreas durante apresentação no Texas, nos Estados Unidos. (Foto: Reprodução/X/@elonmusk/Divulgação/Tesla)

Ouça este conteúdo

O empresário Elon Musk apresentou nesta quinta-feira (15), no Texas, nos Estados Unidos, a nova versão do carro Tesla Roadster capaz de sair do chão e realizar manobras no ar. Durante a demonstração, o carro elétrico saltou por cima de vários outros veículos da Tesla, incluindo um Cybertruck e um caminhão Semi, chegando a fazer manobras no ar antes de voltar de forma perfeita ao chão. O modelo também subiu uma rampa, percorreu parte da estrutura de cabeça para baixo e realizou mais giros no ar antes de pousar. A Tesla pretende começar a produzir o modelo em escala comercial em 2028.

A apresentação ocorreu em uma instalação de testes da SpaceX, empresa espacial também comandada por Musk, na cidade de McGregor. Para realizar as manobras, o Roadster utiliza um sistema de ventiladores que o mantém preso à pista mesmo quando está de cabeça para baixo, além de propulsores de ar comprimido que permitem ao carro se elevar, controlar seus movimentos no ar e pousar. Segundo Musk, essas tecnologias foram desenvolvidas para permitir manobras que não seriam possíveis em veículos convencionais.

“Ele pode basicamente voar como um foguete. Pode fazer giros e manobras malucas”, disse o empresário durante o evento.  O sistema utiliza dois reservatórios de ar de altíssima pressão, ligados a dez propulsores instalados no veículo. A tecnologia permite produzir a força necessária para impulsionar o carro e corrigir sua posição no ar. Diferentemente de um foguete convencional, os propulsores não utilizam combustível químico para produzir a força, mas ar comprimido armazenado nos tanques.

Veja o vídeo da apresentação:

Apesar da apresentação, a Tesla ainda não demonstrou que o Roadster pode realizar voos prolongados ou funcionar como um meio de transporte aéreo convencional. As manobras exibidas no Texas foram de curta duração e realizadas num ambiente controlado. Segundo Musk, o novo Roadster consegue acelerar de zero a aproximadamente 97 quilômetros por hora em apenas 0,81 segundo. O empresário afirmou ainda que a velocidade máxima do modelo poderá ultrapassar 370 quilômetros por hora.

A Tesla ainda não anunciou o preço final do Roadster, mas já aceita reservas. O carro terá duas versões: a Thrust, com propulsores para aumentar a aceleração, e a Rocket, com apenas um assento e recursos de voo mais avançados. Os depósitos para reserva chegam a US$ 250 mil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.