Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Com voto de republicanos

Em derrota para Trump, comissão da Câmara dos EUA rejeita pacote fiscal

Deputados durante sessão da Comissão de Orçamento da Câmara dos Estados Unidos nesta sexta-feira (16) (Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER)

Ouça este conteúdo

A Comissão de Orçamento da Câmara dos Estados Unidos rejeitou nesta sexta-feira (16) um pacote de isenções fiscais e cortes de gastos defendido pelo presidente Donald Trump, numa votação em que alguns correligionários do mandatário republicano foram contra a proposta.

Foram 16 votos favoráveis e 21 contrários, com cinco dos 21 deputados republicanos na comissão votando para rejeitar a medida.

Segundo informações da agência Associated Press, os republicanos que votaram contra o pacote querem cortes maiores no programa de saúde Medicaid e nas isenções fiscais para projetos de energia verde aprovadas no governo do democrata Joe Biden (2021-2025), entre outras mudanças.

Antes da votação, em post na rede Truth Social, Trump havia cobrado que seus correligionários aprovassem a medida. “Não precisamos de grandes encenações no Partido Republicano. Parem de falar e aprovem [o pacote]!”, escreveu o presidente.

De acordo com a Reuters, o deputado Ralph Norman, um dos republicanos que se opõem ao pacote, rebateu Trump. “Isto não é uma encenação. Vamos chegar a um acordo em algum momento, mas não vamos entregar tudo de mão beijada”, afirmou a jornalistas.

Negociações serão realizadas durante o fim de semana e a Comissão de Orçamento deve votar novamente no domingo (18) o pacote, que o presidente da Câmara, o também republicano Mike Johnson, espera aprovar em plenário na semana que vem.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.