• Carregando...
Biden esteve em Brownsville e pediu a Trump, que visitou cidade a 500 km de distância, para ajudá-lo a aprovar reforma migratória no Congresso americano
Biden esteve em Brownsville e pediu a Trump, que visitou cidade a 500 km de distância, para ajudá-lo a aprovar reforma migratória no Congresso americano| Foto: EFE/EPA/ADAM DAVIS

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu provável adversário na eleição de novembro, o ex-presidente Donald Trump (2017-2021), visitaram nesta quinta-feira (29) cidades no Texas, na fronteira com o México, e fizeram pronunciamentos sobre a crise migratória.

Na região de Eagle Pass, Trump criticou o oponente democrata pelo aumento do fluxo migratório na fronteira sul dos Estados Unidos – mais de 6 milhões de imigrantes ilegais foram flagrados na região entre janeiro de 2021, quando Biden assumiu a presidência, e janeiro de 2024.

“Os Estados Unidos estão sendo invadidos pelo crime da migração de Biden. É uma nova forma de violação cruel do nosso país”, disse Trump, segundo informações da CNN.

“Estas pessoas estão vindo para o nosso país, e estão vindo de cadeias, de prisões, de instituições para pessoas com problemas mentais, de manicômios, e são terroristas. Elas estão sendo conduzidas para o nosso país. É horrível”, afirmou o ex-presidente.

Já Biden esteve em Brownsville, a cerca de 500 quilômetros de distância de Eagle Pass. No seu discurso, o presidente americano disse que “já passou da hora de agirmos” e que as autoridades de fronteira “precisam desesperadamente de mais recursos”.

Ele pediu a Trump que o ajudasse na aprovação de um projeto de lei para uma reforma do combate à imigração ilegal na fronteira sul do país.

A proposta, rejeitada pelo Senado no início do mês, naufragou porque a oposição republicana considerou insuficientes as medidas para o combate à imigração ilegal, que incluíam adotar ações emergenciais para restringir travessias na fronteira se a média diária de imigrantes flagrados atingisse 4 mil no período de uma semana e processamento de pedidos de asilo em no máximo seis meses.

“Então, isso é o que eu tenho a dizer ao senhor Trump”, disse Biden nesta quinta-feira em Brownsville. “Estabeleça uma posição política planejada em vez de dizer aos membros do Congresso para bloquearem essa lei.”

“Junte-se a mim, ou eu me juntarei a você para dizer ao Congresso para aprovar este projeto bipartidário de segurança na fronteira”, disse Biden. “Nós podemos fazer isso juntos.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]