• Carregando...
Biden durante discurso na Polônia
Biden durante discurso na Polônia| Foto: EFE/EPA/Piotr Nowak
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discursou na Polônia, nesta terça-feira (21), e afirmou que não existe um plano dos Estados Unidos contra a Rússia. As falas foram uma resposta ao discurso feito mais cedo por Vladimir Putin.

"Esta noite, mais uma vez me dirijo ao povo da Rússia: os Estados Unidos e as nações da Europa não buscam controlar ou destruir a Rússia. O Ocidente não planeja atacar a Rússia como Putin disse hoje", afirmou Biden.

Mas ele afirmou que os EUA aplicarão mais sanções contra a Rússia esta semana e prometeu que todos aqueles que cometeram crimes contra a humanidade durante a guerra serão responsabilizados. "Esta guerra nunca foi uma necessidade. É uma tragédia", afirmou. Ele enfatizou que quem escolheu o caminho da guerra foi o presidente Putin.

O discurso foi feito para uma multidão de poloneses e refugiados ucranianos, em Varsóvia, em frente ao um castelo que foi um dos cenários do "Levante de Varsóvia", em 1944, contra a Alemanha nazista. O prédio foi decorado com várias bandeiras americanas, polonesas e ucranianas, além de ser iluminado em amarelo e azul, as cores da Ucrânia, tema principal do discurso.

Biden reforçou que, mesmo quase um ano após o início da guerra, a Ucrânia permanece de pé. Segundo ele, quando Putin ordenou que os tanques entrassem na Ucrânia, ele pensou que seria uma vitória fácil. "Ele estava errado. O povo ucraniano é muito corajoso", disse.

"A Ucrânia é livre e democrática", afirmou Biden, que agradeceu aos poloneses por terem recebido a população do país vizinho que fugiu da guerra.

O presidente norte-americano afirmou também que a Otan segue forte e que os Estados Unidos e os parceiros continuarão apoiando o país liderado pelo presidente Volodymyr Zelenski. "Que Deus abençoe os heróis da Ucrânia e todos aqueles que defendem a liberdade pelo mundo", concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]