
Ouça este conteúdo
A Índia e a União Europeia (UE) fecharam nesta terça-feira (27) um acordo comercial, descrito por ambas as potências como histórico, que unirá a segunda e a quarta maiores economias do mundo em um mercado sem precedentes de dois bilhões de consumidores, após 18 anos de negociações.
"Europa e Índia fazem história hoje. Fechamos o acordo mais importante de todos. Criamos uma zona de livre comércio para dois bilhões de pessoas, da qual ambas as partes se beneficiarão", escreveu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em sua conta na rede social X.
O anúncio antecipa em algumas horas a cerimônia de assinatura das conclusões da negociação, prevista para a manhã de hoje, no âmbito da cúpula entre as partes.
É nesse ato formal que se espera que Bruxelas e Nova Delhi revelem a arquitetura técnica de um pacto cujos detalhes foram mantidos em sigilo até o último minuto.
O acordo prevê eliminar ou reduzir tarifas em 96,6% das exportações de bens da UE, uma abertura que poupará às empresas europeias cerca de 4 bilhões de euros anuais em impostos de importação e permitirá duplicar as exportações de produtos para Nova Delhi até o ano de 2032.
Von der Leyen acrescentou que este entendimento "é apenas o começo" e assegurou que a União Europeia e a Índia reforçarão ainda mais sua relação estratégica nos próximos anos.
O comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, celebrou a conclusão do acordo e o definiu como o maior tratado de livre comércio alcançado até hoje, salientando que é o resultado de mais de uma década de trabalho e de um ano de intensas negociações.
"Após um ano de compromisso incansável e mais de uma década de preparação, alcançamos o maior acordo de livre comércio da história. Reduzimos tarifas e abrimos oportunidades, demonstrando que o comércio de benefício mútuo é possível e que uma parceria genuína sempre vale o esforço", escreveu Sefcovic em sua conta no X.
Minutos antes, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, havia confirmado que ambas as partes alcançaram um consenso na segunda-feira, após a conclusão das negociações.
"Ontem mesmo foi alcançado um acordo histórico entre a Índia e a União Europeia. Em todo o mundo, ele está sendo descrito como a 'mãe de todos os acordos'", afirmou Modi durante um pronunciamento em vídeo.




