• Carregando...
Cansaço pandêmico: democratas perdem confiança do público e afundam nas guerras culturais
Cansaço pandêmico: democratas perdem confiança do público e afundam nas guerras culturais| Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

Os democratas estão perdendo a guerra cultural em áreas-chave, segundo uma pesquisa do Politico-Morning Consult divulgada na última quarta-feira (16), em parte devido à fadiga da pandemia e à desconfiança na resposta do governo federal à crise da Covid-19.

Embora os eleitores democratas ainda estejam divididos sobre esta questão, a maioria é a favor da suspensão da obrigatoriedade das máscaras, mostram os dados da pesquisa.

“Os governadores democratas estão tentando se antecipar à fadiga da pandemia, suspendendo a obrigatoriedade no uso das máscaras em todo o território. O país está avançando cada vez mais nessa direção”, disse o Politico. “49% por cento dos eleitores querem que estes mandatos sejam removidos, enquanto 43% dizem que é muito cedo para os estados rescindirem as medidas relacionadas às máscaras”.

Os resultados da pesquisa também descobriram que o apoio à combinação de máscaras e vacinas caiu significativamente nos últimos meses.

“Sim, uma pluralidade de eleitores (49%) ainda sente que os governos locais deveriam incentivar as vacinas e máscaras Covid-19 em espaços públicos fechados, mas isso caiu 7 pontos desde setembro”, descobriu a pesquisa. “No auge da pandemia, o sentimento anti-máscara era uma obsessão marginal limitada à direita. Mas com a onda da ômicron diminuindo, essa posição agora é mainstream – e está se tornando mais popular”.

A frustração pandêmica também se infiltrou em outras áreas da cultura, e os republicanos têm travado uma guerra com sucesso contra a teoria crítica racial, a abertura das fronteiras e financiamento da polícia, de acordo com resultados parciais da pesquisa do Comitê de Campanha do Congresso Democrata citados pelo Politico. Mesmo em cidades com eleitores mais à esquerda, os pais estão fartos da política pandêmica.

“Em San Francisco, na terça-feira, houve novas evidências do que acontece quando o cansaço do Covid descamba nas guerras culturais”, afirma o relatório do Politico. “Os moradores do bastião progressista votaram esmagadoramente para retirar três comissários de educação que irritaram os pais no ano passado, concentrando-se em renomear as escolas em vez de reabri-las.”

A pesquisa do Politico surge logo após uma pesquisa recente da Universidade de Monmouth com 794 adultos dos EUA, que também encontrou uma frustração crescente entre os americanos no tratamento da pandemia pelo governo federal.

Cerca de 70% dos entrevistados concordaram que “é hora de aceitar que o Covid está aqui para ficar, e só precisamos continuar com nossas vidas”.

A pesquisa, realizada por telefone de 20 a 24 de janeiro, descobriu que, embora muitos americanos ainda estejam preocupados com o vírus, estão frustrados com a resposta do governo. A pesquisa também constatou que uma parcela significativa da população está preocupada com a vacina.

Enquanto quase metade dos adultos americanos (45%) relatam receber uma dose de reforço, um número significativo (37%) ainda se recusa a fazê-lo – o que inclui 17% que se opõem até mesmo à vacinação inicial.

Patrick Murray, diretor do Instituto de Pesquisa da Universidade de Monmouth, disse que, embora as preocupações com o Covid-19 não tenham desaparecido, há uma percepção crescente de que o vírus não pode ser controlado da maneira que os especialistas previram inicialmente.

“Ainda vemos apoio público para manter algum grau de segurança em torno do Covid. No entanto, parece haver um reconhecimento de que as medidas federais não foram eficazes, ou pelo menos não foram amplamente aceitas”, disse Murray.

Os índices de aprovação de resposta do presidente Joe Biden ao Covid-19 caíram significativamente nos últimos meses.

“Apenas 43% dizem que Biden fez um bom trabalho, enquanto 53% dizem que ele fez um trabalho ruim – a primeira vez que sua classificação nessa métrica foi abaixo da média desde que assumiu o cargo”, descobriu a pesquisa. “A opinião pública sobre como o presidente lidou com a Covid foi dividida igualmente há um mês (46% bom trabalho e 46% mau trabalho) e foi consistentemente positiva nas pesquisas anteriores”.

©2022 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]