Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
presente polêmico

Em tribunal da ONU, Naomi afirma ter recebido diamantes

Modelo inglesa diz ter dado pedras preciosas a uma entidade assistencial de Mandela. ONG ligada a ex-presidente nega doação

Jornalista faz foto de imagem Naomi Campbell reproduzida por tevê durante depoimento: presente pode complicar ex-ditador da Libéria | AFP Photo / Poo
Jornalista faz foto de imagem Naomi Campbell reproduzida por tevê durante depoimento: presente pode complicar ex-ditador da Libéria (Foto: AFP Photo / Poo)
Entenda o caso |

1 de 1

Entenda o caso

A modelo britânica Naomi Camp­­bell confirmou ao Tribunal Es­­pecial de Haia para a Serra Leoa, ontem, que recebeu algumas "pedras de aparência suja" após um jantar com o ex-presidente Charles Taylor. Apesar disso, a modelo disse não saber se as pe­­dras eram diamantes verdadeiros ou se o presente fora dado pe­­­­lo próprio Taylor.Campbell foi interrogada por causa de afirmações feitas pela atriz Mia Farrow, que afirmou que Taylor deu à modelo um diamante bruto ou alguns diamantes após o evento promovido pelo então presidente da África do Sul, Nelson Mandela, na mansão presidencial em Pretória.

A acusação esperava que Camp­bell pudesse fornecer evidências de que Taylor vendia armas para rebeldes da vizinha Serra Leoa em troca de diamantes brutos – também conhecidos como "diamantes de sangue" por seu papel no financiamento de conflitos – durante a guerra civil em Serra Leoa, entre 1992 e 2002.

Segundo ela, no café da ma­­nhã do dia seguinte, sua ex-agente Carole White disse a ela que as pedras deveriam ser diamantes e que provavelmente eram um presente de Taylor. A modelo afir­­mou que os entregou a um amigo, Jeremy Rat­­cliffe, então diretor de uma entidade assistencial de Mandela, para que fossem usa­­das numa boa causa.

Negativa

A entidade assistencial de Nelson Mandela informou que não recebeu os diamantes que a modelo britânica Naomi Campbell afirmou ter entregado a seu ex-diretor. Ontem ela declarou, perante o Tribunal Especial de Haia para a Serra Leoa, que entregou as pe­­dras a um amigo, Jeremy Rat­­clif­­fe, que era diretor do Fundo Nel­­son Mandela para a Infância, pa­­­­­­­­­­­ra que elas fossem utilizadas nu­­­ma boa causa.

O atual porta-voz da organização, Oupa Ngwenya, afirmou que o fundo não conseguiu localizar Rat­­cliffe. Ele confirmou que Ratclif­­fe não é mais chefe-executivo do fundo, mas ainda é membro do conselho.

Campbell declarou também que telefonou para Ratcliffe um ano atrás e perguntou o que ele fizera com as pedras. Segundo a modelo, ele afirmou que elas ainda estavam em seu poder.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.