Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Protesto

Embaixada britânica é atacada na capital do Irã

Cerca de duzentos estudantes fundamentalistas islâmicos se concentraram neste domingo diante da Embaixada britânica em Teerã

Cerca de duzentos estudantes fundamentalistas islâmicos se concentraram neste domingo diante da Embaixada da Grã-Bretanha em Teerã, gritando palavras de ordem contra o governo britânico e atirando pedras no edifício onde fica a legação, disseram fontes diplomáticas. Os estudantes "basijis" - milícias dos Guardiães da Revolução - exigiam que os 15 militares britânicos detidos no Golfo Pérsico há nove dias fossem processados.

Os estudantes também atiraram pequenas granadas contra a sede da diplomacia da Grã-Bretanha. Algumas delas explodiram no interior da Embaixada, que foi isolada pela polícia. A Grã-Bretanha afirmou que não houve danos e que ninguém foi ferido durante o incidente.

Na manifestação, que começou às 15h (8h30 de Brasília), os estudantes exibiram cartazes que criticavam a União Européia e a ONU e gritaram palavras de ordem como "morte aos Estados Unidos", "morte a Israel" e "morte à Inglaterra ", segundo a agência oficial iraniana "Isna".

Os estudantes tentaram se aproximar da embaixada, localizada na rua Ferdusi, no centro da capital. Nessa hora, foram registrados alguns confrontos entre os manifestantes e a polícia iraniana, apesar de os jovens pedirem o apoio dos agentes.

Alguns "basijis" exigiram que os 15 militares da Marinha da Grã-Bretanha detidos, acusados pelo Irã de terem entrado ilegalmente em suas águas territoriais, fossem executados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.