Mario Vilalba, embaixador do Brasil no Chile, qualificou nesta quarta-feira (6) como "um fato isolado, que não tem nenhum significado na relação" entre ambos países, a detonação de uma bomba na sede diplomática, durante esta madrugada , que causou alguns danos materiais e não deixou vítimas. O ataque aconteceu às 0h20m (1h20m no horário de Brasília). Alguns moradores do edifício que fica em frente à embaixada viram um homem fugindo do local.
- Os dois países vivem em plena democracia, com uma amizade tão antiga e profunda que isso não tem significado para nossas relações - disse o diplomata.
- Filmamos tudo, porque há câmeras de segurança e temos imagens que entregamos aos policiais. Sabe-se que foi uma pessoa encapuzada que, através das grades, atirou uma bolsa com a bomba que detonou cinco minutos depois - explicou.
A chancelaria chilena telefonou para o embaixador brasileiro, segundo ele disse, "para apresentar sua solidariedade, e os policiais investigam o fato e reforçarão a segurança, porque estamos muito expostos e essas coisas podem acontecer".
Há algumas semanas grupos de estudantes que manifestavam nas ruas contra a lei de educação ingressaram na embaixada do Brasil para chamar a atenção dos meios de comunicação às suas demandas, "mas não porque quisessem fazer mal ao Brasil ou à sua embaixada".
Essa ação não teve "nenhuma relação direta com o Brasil", concluiu o diplomata. As informações são da Ansa.



