Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Danny Danon

Embaixador de Israel na ONU dá à UNRWA 48 horas para sair de Jerusalém

Embaixador de Israel na ONU dá à UNRWA 48 horas para sair de Jerusalém
O embaixador de Israel nas Nações Unidas, Danny Danon (Foto: EFE/EPA/STEPHANI SPINDEL)

Ouça este conteúdo

O embaixador de Israel nas Nações Unidas, Danny Danon, deu nesta terça-feira (28) à Agência de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) 48 horas para se retirar de suas instalações em Jerusalém, de acordo com uma lei que proíbe a agência de prestar serviços no território do país.

“A UNRWA terá que cessar suas operações e sair de todas as instalações onde opera em Jerusalém, incluindo as propriedades localizadas em Ma'alot Dafna [em Jerusalém Oriental] e Kfar Aqueb”, advertiu Danon em entrevista coletiva antes de uma reunião do Conselho de Segurança para tratar sobre a agência.

O embaixador lembrou que a agência é proibida por lei de operar “dentro do território soberano do Estado de Israel”, de ter contato com funcionários israelenses e de manter “qualquer serviço ou atividade de escritório de representação dentro do território” do país.

Israel, que deu à agência até 30 de janeiro para desocupar seus escritórios em Jerusalém Oriental, “encerrará toda colaboração, comunicação e contato com a ONU ou com qualquer pessoa que atue em seu nome”, acrescentou.

A lei a que Danon se refere foi aprovada no ano passado e proíbe a UNRWA de prestar serviços em território israelense, incluindo Jerusalém Oriental, que abriga mais de 300 mil palestinos que não gozam de alguns direitos que outros cidadãos israelenses possuem (eles não podem votar, por exemplo, em eleições nacionais).

Israel acusa a UNRWA de ter ligações com o Hamas, tendo inclusive abrigado terroristas que participaram dos ataques de 7 de outubro. O país também já apresentou provas contra funcionários da agência, que chegou a demitir os denunciados, mas não endureceu o discurso contra o Hamas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.