Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fundador do wikileaks

Embaixadora do Equador diz que Assange sofre doença pulmonar crônica

Segundo Ana Albán, as despesas médicas do fundador do site WikiLeaks estão sendo pagas pelo Estado equatoriano. Assange está exilado na embaixada do país em Londres

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, asilado na embaixada equatoriana em Londres desde o último mês de junho, sofre uma doença pulmonar crônica que pode agravar-se, disse nesta quarta-feira a embaixadora do Equador no Reino Unido, Ana Albán.

Assange "tem uma afecção crônica no pulmão que pode se agravar a qualquer momento", ressaltou Ana em Quito, momentos antes de uma reunião com o presidente do país, Rafael Correa.

"O Estado equatoriano está cobrindo as despesas médicas do senhor Assange e proporcionamos a ele consultas médicas regulares", informou a embaixadora.

O jornalista australiano, que se refugiou na embaixada para evitar ser extraditado à Suécia, que o requer para uma investigação sobre crimes sexuais, se encontra "em um espaço reduzido" na legação diplomática, lembrou a embaixadora.

O Governo britânico não reconhece a concessão de asilo a Assange, se nega a dar-lhe um salvo-conduto para que possa deixar a embaixada e advertiu que a polícia lhe prenderá assim que botar o pé para fora da legação diplomática.

O Equador pede agora ao Governo britânico um salvo-conduto para que o australiano possa ser tratado em um hospital caso sua saúde se deteriore, segundo indicou a chancelaria equatoriana.

Assange afirma que é alvo de uma perseguição política pela divulgação no Wikileaks de milhares de telegramas diplomáticos delicados para vários países, especialmente os Estados Unidos.

O australiano acredita que se a Suécia o extraditar aos EUA pode ser condenado à pena de morte ou à prisão perpétua por publicar informação confidencial.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.