• Carregando...
Placa do Silicon Valley Bank (SVB) em um edifício de Frankfurt, na Alemanha, em foto tirada no dia 14 de março de 2023.
Placa do Silicon Valley Bank (SVB) em um edifício de Frankfurt, na Alemanha, em foto tirada no dia 14 de março de 2023.| Foto: EFE/EPA/RONALD WITTEK

O Silicon Valley Bank Financial Group, matriz do banco Silicon Valley Bank (SVB), declarou falência nesta sexta-feira (17) em um tribunal de Nova York, nos Estados Unidos, para tentar uma reestruturação de capital, sob supervisão da justiça, dos negócios que estão sob intervenção.

A informação foi veiculada inicialmente pelo The Wall Street Journal.

As autoridades americanas intervieram na última quinta-feira (16) no SVB, mas não na matriz do banco, embora a cotação de suas ações na Bolsa de Valores esteja suspensa desde o último dia 9.

A medida do governo e dos reguladores locais aconteceu depois que o Silicon Valley Bank, especializado em atender empresas tecnológicas emergentes, sofreu uma fuga em massa de depósitos, após se ver obrigado a vender ativos para cobrir necessidades de liquidez.

O governo dos EUA não garantiu todos os depósitos da instituição financeira e a abriu sob uma nova direção, com o nome de Silicon Valley Bridge Bank, com a intenção de que possa recuperar suas atividades.

A intervenção do SVB resultou em um terremoto financeiro, cujo abalo chegou à Europa, onde deixou em situação complicada bancos como o suíço Credit Suisse.

Nos EUA, as autoridades também intervieram no banco regional Signature, e ontem as principais corporações bancárias do país pediram o resgate do First Republic Bank, que está entre os 15 maiores do país e é um dos que mais está sofrendo com a crise no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]