Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
preservação

Empresas aéreas dos EUA proíbem transporte de troféus de caça

Decisão foi tomada após revolta causada pela morte do leão Cecil no Zimbábue. País africano informou que outro felino foi morto

Marfim no aeroporto de Zurique, na Suíça: caça aos troféus | Bem Sprich / Reuters
Marfim no aeroporto de Zurique, na Suíça: caça aos troféus (Foto: Bem Sprich / Reuters)

Três grandes companhias aéreas norte-americanas baniram o transporte de leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos mortos por caçadores, bem como parte desses animais, após a comoção provocada pela morte do leão Cecil no mês passado no Zimbábue.

A American Airlines informou ontem que vai se juntar à Delta Airlines e à United Airlines e proibir o transporte de animais conhecidos na África como os “grandes cinco”, procurados por caçadores de todo o mundo por serem os mais difíceis de se matar a pé.

A Delta Air Lines, única companhia aérea norte-americana que voa diretamente entre os Estados Unidos e Johanesburgo, na África do Sul, também revisará suas políticas de aceitar troféus de caça.

Houve um repúdio internacional contra a caça desde que o dentista norte-americano Walter Palmer matou Cecil, um raro leão de juba escura, no Hwange National Park, no Zimbábue. O animal era o preferido dos turistas que visitam o parque e objeto de estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Palmer teria pago US$ 50 mil para guias locais atraírem o animal para fora do parque, onde foi morto a flechadas. O americano admitiu ter matado o animal no dia 1º de junho.

O Zimbábue prendeu um cidadão do próprio país, Headman Sibanda, acusado de ajudar Palmer. Ele é dono da empresa Nyala Safaris, suspeita de organizar a caçada. O governo do Zimbábue solicitou aos EUA a extradição de Palmer.

No domingo, autoridades do Zimbábue acusaram outro americano de caçar de forma ilegal um leão, meses antes da morte de Cecil. Jan Casmir Sieski, da Pensilvânia, é acusado de ter participado da caça ilegal de um leão em abril, informou a Autoridade dos Parques e Vida Selvagem do país africano. A investigação começou depois da morte de Cecil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.