Publicidade
Internacional

Empresas de pílulas abortivas faturam milhões sem fiscalizar prescrições médicas

Imagem mostra um vitral de uma igreja católica.
Imagem mostra um vitral de uma igreja católica. (Foto: Pixabay / Gini George)

Uma investigação de cinco meses conduzida por republicanos no Senado dos Estados Unidos descobriu que as empresas fabricantes de pílulas abortivas estão falhando em aspectos críticos de supervisão enquanto arrecadam milhões de dólares em receita. Os fabricantes não estão cumprindo sua obrigação de supervisionar os prescritores enquanto faturam dezenas de milhões de dólares por ano, de acordo com o relatório divulgado pelo senador Bill Cassidy, republicano da Louisiana. A investigação também constatou que a "falta de salvaguardas da FDA (agência federal de vigilância sanitária dos EUA) para garantir uma relação suficiente entre provedor e paciente cria lacunas de responsabilidade para um produto que carrega riscos de resultados adversos significativos à saúde", segundo o relatório.

Três empresas, Danco Laboratories, GenBioPro e Evita Solutions, supostamente não forneceram detalhes sobre como seguiram as regulamentações federais existentes, de acordo com o relatório. Entre suas descobertas, o relatório citou uma investigação disfarçada que constatou que uma menina de apenas 13 anos de idade poderia comprar pílulas abortivas. Cassidy, que é médico e presidente do Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões do Senado dos EUA, liderou a investigação.

"As empresas de medicamentos abortivos estão colocando as mães em risco através de sua falha em supervisionar adequadamente a prescrição e distribuição de seus produtos. Estamos vendo que a explosão nas vendas online de medicamentos abortivos químicos abriu a porta para a coerção e o abuso de mulheres", disse Cassidy em comunicado. "A FDA e os patrocinadores desses medicamentos têm uma responsabilidade com o povo americano de reprimir esses prescritores que violam os requisitos de prescrição e restabelecer as salvaguardas que mantêm mães e bebês seguros", continuou.

O grupo pró-vida 40 Days for Life afirma que cobrirá as taxas legais se manifestantes forem presos sob a nova lei de zona de proteção de clínicas de aborto de Nova Jersey. Uma nova lei assinada pela governadora de Nova Jersey, Mikie Sherrill, em 20 de agosto, pode levar a repressões legais contra protestos perto de clínicas de aborto. A lei criminaliza a "interferência" com cuidados "reprodutivos" ou de "afirmação de gênero". A lei também criminaliza infligir "dano emocional" contra aqueles que buscam ou fornecem "serviços de saúde reprodutiva". Ela também proíbe filmar e compartilhar vídeos dentro de 30 metros de uma clínica de aborto.

O grupo 40 Days for Life, que organiza vigílias de oração do lado de fora de clínicas de aborto, se comprometeu a cobrir as taxas legais para manifestantes pacíficos caso a lei seja usada para atacá-los. "Se Nova Jersey — ou qualquer outro lugar — atacar um participante do 40 Days for Life por orar pacífica e legalmente em público, nosso Instituto de Direito e Justiça estará ao seu lado", disse o grupo em 28 de agosto. O CEO do grupo, Shawn Carney, disse ao New York Post, enquanto isso, que os serviços seriam cobertos "sem custo".

Líderes católicos na Virgínia estão lançando uma campanha para se opor a uma medida eleitoral que consagraria o direito ao aborto no estado. A campanha Protect Virginia 2026 exorta os católicos a votarem contra a emenda "Direito à Liberdade Reprodutiva" do estado, que estará na cédula eleitoral em novembro. O bispo de Richmond, Barry Knestout, manifestou oposição contra a emenda "radical" em uma carta aos católicos do estado.

"Toda vida é sagrada", disse Knestout. "A Igreja sempre ensinou que o aborto é um mal intrínseco. Ele tira um dos maiores presentes de Deus — uma vida humana." "Nenhuma lei pode jamais tornar certo o que é intrinsecamente errado", continuou. "Oremos pela coragem de confrontar este mal que ameaça destruir a vida, de sermos persistentes mas compassivos em nossa defesa, e de votarmos para que defendamos o grande bem que Deus nos deu." "Vamos nos comprometer a defender aqueles que não podem falar por si mesmos e a testemunhar o Evangelho da Vida tanto em palavra quanto em ação."

©2026 Catholic News Agency. Publicado com permissão. Original em inglês: Senate GOP report finds dangerous lack of guardrails for abortion pill prescribing https://www.ewtnnews.com/world/us/senate-gop-report-finds-dangerous-lack-of-guardrails-for-abortion-pill-prescribing

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.