Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Turquia

Enchentes matam pelo menos 31 pessoas na região de Istambul

Dezenas de carros e telhados de casas foram destruídos. Cerca de 132 milímetros de água caíram na região

Pelo menos 31 pessoas morreram em decorrência das mais fortes chuvas em pelo menos oito décadas na região de Istambul. Uma importante via e um distrito comercial foram afetados nesta quarta-feira, matando pelo menos 20 pessoas. Dezenas de carros e telhados de casas foram destruídos.

Algumas das vítimas morreram afogadas dentro de seus veículos. As águas subiram mais de um metro no distrito Ikitelli, paralisando a rota que vai até o principal aeroporto de Istambul e uma rodovia para Grécia e Bulgária, no lado europeu da cidade. Em alguns locais, a água chegou a atingir a altura de 2 metros, inundando centenas de casas e escritórios e deixando carros, ônibus e caminhões uns em cima dos outros.

Equipes de resgate em helicópteros retiraram pessoas que estavam nos telhados Ikitelli, a cerca de 20 quilômetros do Estreito de Bósforo, que divide os setores europeu e asiático da Turquia. Outras pessoas, que estavam em cima de carros, foram retiradas por barcos infláveis e as que estavam na água receberam ajuda que pessoas que passavam e jogavam cordas. O instituto de meteorologia turco informou que cerca de 132 milímetros de água caíram na região.

O rápido crescimento populacional, impulsionado por décadas de migração das empobrecidas regiões rurais turcas, levou Istambul a tornar-se uma metrópole de 15 milhões de habitantes, sem infraestrutura adequada e com planejamento urbano ruim.

Os voos no aeroporto Ataturk não foram afetados pela água. Contudo, muitos passageiros não conseguiam chegar ou partir do local. A previsão é que ocorra mais chuvas no noroeste turco na quinta-feira.

O governador da província de Istambul, Muammer Guler, disse que sete mulheres morreram dentro de uma van que as levava para o trabalho numa fábrica de têxteis no distrito de Hakali.

As águas pegaram algumas pessoas dormindo, dentre elas dez motoristas de caminhão que morreram num estacionamento que transformou-se um monte de lixo revirado.

Guler disse que pelo menos 20 pessoas morreram no centro de Istambul, 20 ficaram feridas e um número ainda indeterminado está desaparecido. Onze pessoas morreram em outras áreas do noroeste da Turquia deste que as fortes chuvas começaram a cair na noite de segunda-feira. Seis dessas mortes aconteceram nos subúrbios de Istambul e cinco na província de Tekirdag, oeste da cidade, disseram as autoridades.

Os serviços de emergência informaram que cerca de 1.700 casas e escritórios foram atingidos pelas águas no subúrbio de Istambul de Silivri. As informações são da Associated Press.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.