• Carregando...

Uma ossada de pelo menos 10 mil anos de idade pertenecente a um mamute foi encontrada no estado mexicano de Jalisco (oeste), informou o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

"O mamífero da espécie Mammuthus columbi media quase quatro metros de altura e pesava entre oito e dez toneladas, segundo os primeiros exames", explicou a instituição através de um comunicado.

O biólogo Javier Juárez determinou a possível idade do animal no momento de sua morte em 40 anos após analisar seus molares, que apresentavam certo desgaste devido à trituração de plantas ao alimentar-se.

O mamute viveu em algum momento da última fase do Pleistoceno (entre 12 mil e 30 mil anos).

Os restos foram encontrados por um habitante do município de El Salto quando cavava um poço para extrair água.

No mesmo lugar, em meio ao lodo e a cerca de oito metros de profundidade, também foram descobertos "restos de conchas, caracóis, moluscos, peixes, bisões, cervídeos, cavalos, camelos, roedores e diferentes tipos de flora", segundo o INAH.

"Até agora já retiramos cerca de 300 peças de diversas espécies" e "não descartamos a possibilidade de encontrar até um Tigre Dentes-de-Sabre, correspondente ao mesmo período", informou o documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]