• Carregando...

Os cadáveres de 16 pessoas, supostamente vítimas de um bando de narcotraficantes, foram encontrados esta sexta-feira (14) em dois pontos da cidade mexicana de Nuevo Laredo, fronteiriça com os Estados Unidos, informou a promotoria do estado de Tamaulipas (nordeste).

Nove dos corpos foram pendurados em uma ponte sobre um cruzamento. Agentes do ministério público iniciaram uma investigação sobre a descoberta de "nove cadáveres do sexo masculino, não identificados, um dos quais é de um menor de idade de aproximadamente 16 anos", disse a promotoria em um comunicado.

Os corpos apresentavam "lesões provocadas por projétil de arma de fogo na cabeça", acrescentou o texto.

Os cadáveres foram deixados junto de uma mensagem em que um grupo do narcotráfico se responsabilizou pelo múltiplo assassinato, informou por telefone um funcionário do governo de Nuevo Laredo, cidade sacudida nos últimos meses por uma guerra entre os cartéis do Golfo e de Los Zetas.

A fonte, que pediu para não ser identificada, não informou qual grupo assumiu a autoria do crime.

"Os nove corpos estavam na ponte do bulevar Colossio", na estrada que vai a Monterrey - terceira cidade do México -, disse o funcionário, ressaltando que aparentemente os homens tinham sido sequestrados antes em um bar.

Mais tarde, em um comunicado curto, a promotoria de Tamaulipas informou que em uma estrada, na altura do município de San Fernando, "estavam sete corpos sem vida, do sexo masculino, não identificados, com idades estimadas entre 50 e 65 anos, com lesões de projétil de arma de fogo e a maioria com as mãos atadas".

Foi em um terreno baldio de San Fernando que em agosto de 2010 foram encontrados os cadáveres de 72 imigrantes, uma matança atribuída na época pelo governo ao cartel de Los Zetas.

Os assassinatos desta sexta-feira ocorrem dois dias depois da captura do chefão do cartel do Golfo Eduardo Costilla, em uma operação celebrada por militares no porto de Tampico, que como Nuevo Laredo faz parte do estado de Tamaulipas.

Mais de 60.000 pessoas morreram durante o governo do presidente Felipe Calderón, que ao chegar ao poder em 2006 lançou uma ofensiva militar contra os cartéis do narcotráfico. Calderón deixará a presidência em 1º de dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]