Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
descoberta

Encontrados os restos do navio de capitão que inspirou "Moby Dick"

Barco comandado por George Pollard afundou em 1823, ao bater em recife. Anos antes, outra embarcação sua foi atingida por baleia e naufragou

Arqueólogo marinho nada junto aos restos do Two Brothers, que pertenceu ao capitão que inspirou a história de Moby Dick | Reuters
Arqueólogo marinho nada junto aos restos do Two Brothers, que pertenceu ao capitão que inspirou a história de Moby Dick (Foto: Reuters)

Arqueólogos americanos encontraram o navio baleeiro naufragado que pertenceu ao capitão que inspirou o clássico "Moby Dick", de Herman Melville. Os restos do Two Brothers foram encontrados nas águas do Havaí, informa o site da rede britânica BBC.

O navio era comandado pelo capitão George Pollard quando atingiu um recife de corais e afundou, em 1823. Seu navio anterior, o Essex, foi atingido por uma baleia antes de naufragar, dando a Melville a ideia para seu famoso livro.

Apesar de a madeira do baleeiro ter desaparecido, foram encontrados arpões, ganchos de metal e caldeirões para produzir óleo de baleia.

"Encontrar restos físicos de algo que parece ter desaparecido no tempo é incrível", diz o historiador Nathaniel Philbrick em entrevista à BBC. "Faz você perceber que as histórias são mais que histórias. Elas tratam de vidas de verdade."

Depois que o Essex afundou, Pollard e sua tripulação boiaram no mar sem comida ou água por três meses, e recorreram ao canibalismo antes de serem resgatados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.