• Carregando...
Chef Gokce  com o presidente Maduro em seu restaurante em Istambul, Turquia | Twitter/NUSR-ETT
Chef Gokce com o presidente Maduro em seu restaurante em Istambul, Turquia| Foto: Twitter/NUSR-ETT

Nesta segunda-feira (17), em sua viagem de volta para casa depois de ter visitado a China, o ditador venezuelano Nicolás Maduro fez uma parada em Istambul, na Turquia, onde aproveitou para jantar no restaurante do badalado chef Nusret Gokce, conhecido como Salt Bae. Lá, ele foi filmado, ao lado de sua esposa, Cilia Flores, fumando charuto e comendo suculentos pedaços de carne assada.

 

“Isso aqui é só uma vez na vida”, disse Maduro, enquanto o chef Salt Bae cortava e lhe servia carne no restaurante turco Nusr-Et, que já atendeu celebridades como Leonardo Di Caprio e onde um prato pode custar mais de US$ 250 dólares – o equivalente a cerca de 13 salários mínimos na Venezuela, no câmbio paralelo.

O contraste da cena em relação à situação de miséria do povo venezuelanos causou indignação nas redes sociais, onde o vídeo foi compartilhado pelo próprio chef do restaurante, que tem mais de 15 milhões de seguidores no Instagram. Devido à repercussão negativa, Salt Bae acabou apagando o vídeo de sua conta.

O senador americano Marco Rubio (republicano) também criticou Maduro, afirmando que ele é “o ditador obeso de uma nação onde 30% das pessoas comem apenas uma vez por dia e bebês sofrem de desnutrição”.

De acordo com agências da ONU (Organização das Nações Unidas), 3,7 milhões de pessoas estão passando fome na Venezuela, número quatro vezes maior do que em 2011. Segundo a FAO, agência da ONU especializada em alimentação e agricultura, a proporção da população desnutrida na Venezuela caiu de 10,5%, em 2005, para 3,6%, em 2011. Mas desde então, a alta foi constante. Hoje, o número é de 11,7%. Carne vermelha é um artigo raro no país.

Em sua defesa, Maduro afirmou que, voltando da China, fez uma escala de duas horas em Istambul e que, nesse período, Salt Bae o convidou para jantar em um de seus restaurantes. “Ele [Salt Bae] cuidou de nós pessoalmente, é um homem muito simpático e alegre”, disse o ditador em uma transmissão de rádio e televisão.

Nicolás Maduro esteve durante cinco dias na China buscando apoio financeiro de Pequim. No encontro com o presidente chinês Xi Jinping, eles firmaram 28 novos acordos de cooperação em diversas áreas, como petróleo, energia, mineração, ouro, ferro, tecnologia, educação, segurança, defesa e saúde. Porém, Maduro saiu de lá sem o pretendido empréstimo de US$ 5 bilhões, segundo informações do jornal Estado de S. Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]