
Ouça este conteúdo
Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previu que haverá "oportunidades comerciais muito atraentes" entre seu país e a Rússia no âmbito de um acordo de paz para acabar com a guerra na Ucrânia.
"Acho que há uma chance de reestruturar o relacionamento entre Rússia e Estados Unidos por meio de oportunidades comerciais muito atraentes que, na minha opinião, também trarão estabilidade real para a região. As alianças criam estabilidade", disse ele em entrevista à emissora "Fox News".
Witkoff, mediador de Trump para a guerra da Ucrânia, reuniu-se na semana passada com o presidente russo, Vladimir Putin, por mais de quatro horas em São Petersburgo, seu terceiro encontro cara a cara com o chefe do Kremlin.
O enviado dos EUA relatou que foi uma "reunião muito interessante" e que terminou com o compromisso de Putin com "uma paz permanente".
"Há algumas coisas realmente preocupantes acontecendo entre os dois países e acho que estamos à beira de algo que seria muito importante para o mundo em geral", comentou sobre um eventual acordo de paz.
Trump, que chegou ao poder com a promessa de acabar com o conflito, tem sido o centro de uma reaproximação com a Rússia e de fortes críticas à Ucrânia, embora nas últimas semanas ele também tenha expressado frustração com o fato de o Kremlin estar mantendo os bombardeios.
Até o momento, a Rússia tem se recusado a aceitar um cessar-fogo temporário e realizou um ataque com mísseis que deixou mais de 30 civis mortos na região de Sumy, na Ucrânia, no domingo passado.







