• Carregando...
 | NOE PEREZAFP
| Foto: NOE PEREZAFP

O Vulcão de Fogo, na Guatemala, voltou a entrar em erupção nesta segunda-feira (4), enquanto a retirada de pessoas das regiões próximas continua. O último balanço oficial aponta que pelo menos 62 pessoas morreram e centenas ficaram feridas.

Um dia antes, o vulcão já havia entrado em erupção, cuspindo cinzas e lançando rios de lava para áreas rurais - a explosão mais violenta que a Guatemala viu em mais de um século.

O “Vulcão de Fogo”, que fica a 3.763 metros de altitude, entrou em erupção pouco antes do meio-dia de domingo, no horário local, ocasionando uma chuva de cinzas nas aldeias vizinhas. No final da tarde, a lava estava descendo a montanha, engolindo casas e estradas e prejudicando os resgates. Os fluxos de lava atingiram temperaturas de cerca de 700 graus Celsius, de acordo com Eddy Sanchez, diretor do instituto de sismologia e vulcanologia do país. 

Pelo menos 18 corpos foram encontrados em San Miguel Los Lotes, segundo um oficial que trabalhava no resgate. Os outros corpos foram encontrados em El Rodeo e Alotenango, onde um necrotério improvisado foi montado. Várias pessoas foram dadas como desaparecidas. 

Entre os mortos estavam duas crianças que morreram queimadas enquanto estavam em uma ponte observando o vulcão entrar em erupção, informou a Associated Press. Quatro outras pessoas foram mortas, incluindo um funcionário da agência de desastres, depois que uma casa pegou fogo.

Saiba mais: 4 mitos sobre vulcões

"É um rio de lava que transbordou e afetou a aldeia de El Rodeo. Há pessoas feridas, queimadas e mortas", disse Sergio Cabanas, secretário-geral da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (Conred) da Guatemala. 

Mais de 3.000 pessoas foram evacuadas da área, disseram autoridades. Imagens em veículos de comunicação e nas mídias sociais mostraram pessoas e vilarejos cheios de cinzas. Os bombeiros relataram não conseguir alcançar pessoas presas em áreas isoladas pela lava. 

As operações de resgate foram suspensas a partir do anoitecer porque as condições eram muito perigosas para continuar. De acordo com a Folha de São Paulo, as buscas serão retomadas às 5h (8h em Brasília).

O vulcão fica a cerca de 40 quilômetros da Cidade da Guatemala, a capital do país, que tem uma população de cerca de três milhões de pessoas. As autoridades de aviação de lá fecharam o aeroporto internacional devido ao perigo potencial das cinzas para os aviões.

O “Vulcão de Fogo” é um dos mais ativos na América Latina. Segundo a BBC, este é o pior desastre do tipo na Guatemala desde 1902, quando uma erupção do vulcão Santa Maria matou milhares de pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]