Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
pane

Erupção deixa 1,3 milhão sem voo e caos piora hoje

Agência prevê que cinzas de vulcão da Islândia devem se disseminar mais em direção ao sul e leste do continente

Passageiros aproveitam a espera por voos para tomar sol no aeroporto de Palma de Mallorca: fechamento do espaço aéreo em vários países provou efeito dominó | Enrique Calvo/Reuters
Passageiros aproveitam a espera por voos para tomar sol no aeroporto de Palma de Mallorca: fechamento do espaço aéreo em vários países provou efeito dominó (Foto: Enrique Calvo/Reuters)
Vulcão em erupção em geleira da Islândia: cinzas atingiram vários países europeus e provocaram o fechamento do espaço aéreo |

1 de 2

Vulcão em erupção em geleira da Islândia: cinzas atingiram vários países europeus e provocaram o fechamento do espaço aéreo

Entenda o risco que a fuligem representa aos aviões |

2 de 2

Entenda o risco que a fuligem representa aos aviões

O caos aéreo de proporções inéditas que atinge a Europa desde a erupção de um vulcão, na quar­­ta-feira, na Islândia, se agra­­vou ontem. No total, 16 países fecharam totalmente seus espaços aé­­reos e aeroportos, e dez o fizeram parcialmente. Quase dois terços do total de vo­­os foram cancelados, afetando mais de 1,3 milhão de pessoas. À noite, França e Rei­­no Unido estenderam até as 12 h de hoje o fechamento completo da maioria de seus aeroportos.

Brian Flynn, da Eurocontrol, agência de controle de tráfego aéreo que reúne 40 países do continente, confirmou a previsão de que pouco mudará hoje. "Uma nuvem de cinzas não pode ser vista a olho nu’’, afirmou.

As cinzas do vulcão da geleira islandesa Eyjafjallajokull chegaram a 9 mil metros de altura e, ontem, se disseminavam em di­­reção ao sul e leste do continente europeu.

Prejuízos

O prejuízo diário é de US$ 200 milhões, segundo estimativa que a Associação de Transporte Aéreo Internacional considerou conservadora. O valor poderá su­­bir – muito – dependendo de quantos passageiros preferirem o reembolso do valor pago ao adiamento da viagem e, principalmente, a demora na reorganização dos voos.

Grandes companhias aéreas europeias estão paradas. A Bri­­tish Airways cancelou todos os voos de hoje ligados a Londres. A Iberia cancelou os ligados a Lon­­dres, Bruxelas, Paris, Ams­­terdã, Copenhague, Frankfurt, Berlim, Düsseldorf, Estocolmo ou Var­­sóvia. Já a Alitalia cancelou voos a Londres, Paris, Amsterdã e Bru­­xelas. A Ryanair, de baixo custo, foi a mais radical e derrubou toda a programação até segunda-feira.

O caos aéreo lotou as estações de trem e fez disparar os preços do aluguel de carros e das corridas de táxi, alternativa para o trânsito entre capitais.

Especialistas divergem sobre os riscos do fenômeno à saúde. Segundo a OMS, as microscópicas partículas podem provocar problemas respiratórios até em pessoas saudáveis. Para as autoridades britânicas, porém, a mi­­noria das cinzas baixará.

* * * * * *

Improvisos

A erupção na Islândia criou a maior interrupção no tráfego aéreo europeu desdeos atentados terroristas de 11 de setembro e criou algumas situações bizarras.

Bandeira 2

O comediante britânico John Cleese, um dos fundadores da trupe Monty Python, protagonizou ontem um episódio tão bizarro quanto os quadros de seus humorísticos. O desembolso de mais de US$ 5 mil para pagar uma corrida de táxi entre Oslo e Bruxelas. "Deus dá risadas quanto contamos a ele nossos planos. Ainda bem que não estou com pressa de chegar em casa", disse o comediante, de 71 anos, ao canal norueguês TV2.

Batismo de fogo

A Noruega está sendo governada pelo iPad. O primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, ficou preso no aeroporto em Nova Iorque e apelou para o tablet da Apple administrar a situação em sua terra natal. "É uma boa forma de comunicação", disse Stoltenberg à CNN.

Visita-surpresa

Angela Merkel voltava dos Estados Unidos e teve seu voo desviado para Lisboa, em Portugal, onde deve passar a noite. Para recebê-la, o governo português improvisou um encontro de "cortesia" entre Merkel e o primeiro-ministro português, José Sócrates.

Troca de apito

O clássico Manchester City e Manchester United, válido pelo Campeonato Inglês, não terá seu árbitro titular. Steve Bennett, que apitaria o jogo, ficou preso na Romênia. Ele estava ministrando um curso de árbritros quando soube que seu voo havia sido cancelado. Bennett será substituído por Martin Atkinson.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.