• Carregando...
O presidente argentino, Alberto Fernández, na Casa do Governo em Buenos Aires, Argentina, em 6 de junho de 2022.
O presidente argentino, Alberto Fernández, na Casa do Governo em Buenos Aires, Argentina, em 6 de junho de 2022.| Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

A escassez de diesel na Argentina se agravou e se propagou para quase todo o país, afetando várias atividades econômicas, principalmente o transporte de cargas, segundo alertaram fontes empresariais nesta segunda-feira (27).

Conforme dados divulgados nesta terça (28) pela Federação Argentina de Entidades Empresariais de Transporte de Carga (Fadeeac), entre 15 de junho e sábado passado, 23 dos 24 distritos em que o país está dividido apresentaram problemas de abastecimento de diesel, combustível amplamente utilizado em máquinas agrícolas, caminhões e ônibus de passageiros.

O "mapa de abastecimento" elaborado pela entidade empresarial mostra que a província meridional de Tierra del Fuego foi o único distrito da Argentina em que os transportadores de carga não tiveram problemas em abastecer com diesel.

A escassez vem sendo registrada desde o último mês de abril, quando produtores rurais informaram que não tinham combustível suficiente para colher suas lavouras e depois transportá-las para locais de armazenamento e portos de exportação. Desde então, a situação se agravou e se espalhou por todo o país.

De acordo com o "mapa de abastecimento" atual, existem 16 distritos - incluindo as quatro províncias mais populosas do país e a cidade de Buenos Aires - marcados em "vermelho", onde há muito pouco ou nenhum abastecimento nos postos.

Em outras quatro províncias "em laranja", a oferta média é de 20 litros por veículo devido à imposição de cotas, sendo que um caminhão precisa, em média, de 35 a 40 litros para percorrer 100 quilômetros - uma distância curta dada a enorme extensão do país.

Junto com a escassez e a alta acentuada dos preços do pouco combustível disponível, ainda são registrados atrasos que afetam a operação do transporte de cargas.

Os meses de colheita de grãos e embarque para o porto acontecem tradicionalmente quando a demanda por diesel aumenta na Argentina, o que normalmente se reflete em altas nas importações deste combustível neste período. Mas desta vez, o país enfrenta um cenário de falta de divisas e preços internacionais de energia excepcionalmente altos.

Em meio à crescente demanda de agricultores, industriais e transportadores, o governo prometeu aumentar as importações de diesel para normalizar o abastecimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]