• Carregando...
O ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel Albares, disse que o responsável pela morte de Navalny é “quem injustamente o colocou na prisão por motivos políticos”
O ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel Albares, disse que o responsável pela morte de Navalny é “quem injustamente o colocou na prisão por motivos políticos”| Foto: EFE/EPA/OLIVIER HOSLET

O Ministério das Relações Exteriores da Espanha convocou o embaixador russo em Madri, Yuri Klimenko, nesta segunda-feira (19), após a morte na prisão do líder opositor russo Alexei Navalny na última sexta-feira, de acordo com fontes diplomáticas.

O ministro espanhol José Manuel Albares disse que a morte de Navalny é “totalmente injustificada e nunca deveria ter acontecido” e que a “pessoa responsável em última instância é obviamente aquela que injustamente o colocou na prisão por motivos políticos”.

Albares se reuniu com a viúva de Navalny, Yulia Navalnaya, juntamente com os outros ministros das Relações Exteriores da União Europeia em Bruxelas nesta segunda-feira, e pediu que a Rússia esclareça as causas da morte “de maneira confiável” o mais rápido possível.

“Expressei meu apoio a Yulia Navalnaya, como faço com tantos defensores da democracia e das liberdades. O governo espanhol está sempre, em qualquer lugar do mundo, ao lado daqueles que defendem a democracia, a liberdade e os direitos humanos”, comentou o ministro em uma entrevista coletiva ao final da reunião dos ministros da UE.

Para honrar a memória do líder opositor, o alto representante da UE para Relações Exteriores, Josep Borrell, propôs que o regime europeu de sanções por questões de direitos humanos receba o nome de Alexei Navalny.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]