Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Odyssey

Espanha investiga se tesouro naufragado foi tomado ilegalmente

A Espanha está investigando se um dos maiores tesouros encontrados submersos foi pilhado de suas águas ou dos destroços de um galeão espanhol, afirmou o governo nesta segunda-feira.

A empresa que caça tesouros Odyssey Marine Exploration, com sede na Flórida, informou na sexta-feira ter recuperado legalmente moedas de ouro e prata estimadas em 500 milhões de dólares dos destroços de um navio da era colonial denominado Black Swan, em uma localidade não divulgada no Oceano Atlântico.

O Ministério da Cultura espanhol classificou a descoberta como suspeita e disse que o saque pode ser de um galeão espanhol naufragado ou dos restos do HMS Sussex, localizados perto da costa de Gibraltar, que Espanha e Grã-Bretanha deram permissão para a Odyssey investigar.

"Tanto a tomada (do tesouro) de águas espanholas ou a retirada de um navio espanhol que naufragou fora de águas espanholas seriam ilegais", disse uma porta-voz do ministério.

"O Ministério da Cultura informou a suspeita de uma possível pilhagem criminosa e nós alertamos a guarda civil (polícia) que está investigando."

O governo de Gibraltar disse que a retirada não tem nada a ver com o Sussex, um navio britânico que afundou durante uma tempestade em 1694.

Entretanto, funcionários do Ministério da Defesa em Gibraltar afirmaram que um navio da Odyssey ancorou nas docas semana passada e que um avião da American Airlines, especialmente fretado, pousou na colônia britânica na quarta-feira antes de embarcar a carga e voar para Tampa, Flórida, onde a Odyssey tem sua sede.

Missão secreta

A Odyssey disse não saber nada sobre a investigação espanhola e afirmou que em nenhum ponto a missão de resgate adentrou a jurisdição espanhola - um ponto que estaria feliz em comprovar.

"O resgate foi conduzido em conformidade com a Lei de Salvamento e com a Lei do Tratado Marítimo, além de águas territoriais ou da jurisdição legal de qualquer país", informou a companhia por meio de um comunicado.

A Odyssey afirmou que vai anunciar a identidade do navio naufragado somente depois que ela for confirmada por pesquisas e vai liberar mais detalhes das moedas, assim que todas elas forem documentadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.