• Carregando...
Profissionais de saúde agradecem manifestação de apoio em frente ao Hospital La Paz, em Madri, 27 de abril de 2020. O governo da Espanha anunciou um plano de quatro fases para a saída do confinamento
Profissionais de saúde agradecem manifestação de apoio em frente ao Hospital La Paz, em Madri, 27 de abril de 2020. O governo da Espanha anunciou um plano de quatro fases para a saída do confinamento| Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

O premiê da Espanha, Pedro Sánchez, apresentou nesta terça-feira (28) um plano de quatro fases para o país deixar gradualmente as restrições impostas para lidar com a pandemia de coronavírus.

A Espanha determinou algumas das medidas de confinamento mais rígidas no mundo, em vigor desde 14 de março, para conter a propagação do novo coronavírus, que já matou mais de 23 mil pessoas no país. Mais de 232 mil casos de Covid-19 foram confirmados até esta terça-feira no país ibérico, um dos mais atingidos pela pandemia globalmente.

Cada fase terá duração mínima de duas semanas. Os territórios poderão passar para as próximas fases se atenderem critérios que incluem a capacidade do sistema de saúde e a situação epidemiológica da região. Sánchez disse que uma região pode voltar à etapa anterior casos a situação piore. Estas são as fases do plano espanhol, segundo informações da imprensa espanhola:

Fase 0: Preparação

Toda a Espanha se encontra no momento nesta fase da transição, em que medidas de abertura começarão a ser implementadas. A maioria do país estará nesta fase até o dia 10 de maio.

Além de medidas como a autorização para saída de crianças, atividades esportivas individuais e passeios em família que vivem na mesma casa, a partir do próximo fim de semana, haverá pequenas aberturas às atividades econômicas. Locais como restaurantes com entrega a domicílio e retirada no balcão ou salões de beleza poderão abrir com horários marcados. O treinamento de esportistas individuais e de ligas profissionais está autorizado.

Fase 1: Início

Os cidadãos passam a ter autorização para se locomover dentro de uma mesma província. Pequenos comércios começarão a funcionar em condições de rígida segurança, excluindo grandes estabelecimentos que têm mais chances de promover aglomerações.

Hotéis e outros estabelecimentos turísticos começarão a ter permissão para funcionar, excluindo suas áreas comuns e com horários específicos para pessoas com mais de 65 anos.

As atividades do setor agroalimentar que foram interrompidas também serão retomadas. Locais de culto poderão reabrir, com um terço de sua capacidade. Atletas profissionais passam a ter menos restrições. Pessoas sem doenças prévias e fora dos grupos de risco terão a possibilidade de contato social, que ainda será limitado para idosos ou portadores de doenças.

Fase 2: Intermediária

Nesta fase, restaurantes que tiverem garantias de distanciamento entre clientes poderão ser reabertos, ainda com restrições à ocupação de sua capacidade. A volta do ano letivo ocorre apenas em setembro, mas nesta fase, centros educativos poderão reabrir para atividades de reforço e para crianças com menos de seis anos cujos pais precisem trabalhar presencialmente.

Cinemas, teatros, auditórios, locais de espetáculos e outros podem reabrir com locais pré-marcados e limitados a um terço do habitual. Espetáculos ao ar livre podem ocorrer desde que tenham limite de 400 pessoas, sempre sentadas. Lugares de culto passam a ter limite de 50% de sua capacidade.

Fase 3: Avançada

Nesta fase, a mobilidade geral da população será flexibilizada. Ainda neste estágio é recomendado o uso de máscaras no transporte público, como nas fases anteriores.

O comércio poderá funcionar desde que haja uma distância mínima de dois metros entra as pessoas nos estabelecimentos. As restrições para o funcionamento de bares e restaurantes serão suavizadas, porém Sánchez não entrou em detalhes sobre esse tópico, segundo o El País.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]