• Carregando...

Autoridades espanholas anunciaram a prisão, na madrugada desta sexta-feira, de 13 jovens suspeitos de envolvimento com a proscrita organização Segi, que o governo diz ser a ala juvenil do grupo separatista basco ETA.

Vários supostos militantes do ETA foram presos nas últimas semanas. Em setembro, o grupo basco ofereceu uma trégua, que o governo rejeitou.

Em nota, o Ministério do Interior disse que 300 policiais participaram das novas prisões, ocorridas no País Basco (norte da Espanha) e na vizinha região de Navarra, onde também existe uma expressiva população basca.

Todos os detidos têm de 20 a 29 anos.

A nota afirma que a Segi, proscrita pela Justiça desde 2007 e incluída pela União Europeia numa lista de organizações terroristas, "constitui um esquema juvenil que o ETA continua usando para reconstruir sua estrutura militante, e continua a executar o terrorismo de rua, dos quais alguns atos podem ser relacionados aos detidos".

Em novembro de 2009, 34 supostos membros da Segi foram presos e o governo informou na época que havia desmantelado a liderança da organização.

A Espanha, com a colaboração da França, tem conseguido enfraquecer fortemente o ETA nos últimos anos. O sucesso nessas operações rendeu prestígio ao ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, que na quarta-feira foi promovido a vice-primeiro-ministro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]