• Carregando...
espanha teste coronavirus
Profissional de saúde manipula um cotonete para testar um policial municipal para o coronavírus, em Madri| Foto: Rafa ALBARRAN / Prefeitura de Madri / AFP

Testes rápidos para diagnósticos do novo coronavírus desenvolvidos pela companhia chinesa Bioeasy não são consistentes em detectar casos positivos, informaram microbiologistas da Espanha.

A Sociedade Espanhola de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (SEIMC), um dos principais institutos de pesquisa do país, informou que descobriu que os testes desenvolvidos pela Bioeasy Biotechnology tinham uma taxa de precisão inferior a 30%, enquanto que a sensibilidade prometida pela empresa era de mais de 80%.

Ao jornal espanhol El País, o Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira (25) os fracos resultados das análises de sensibilidade e especificidade dos kits rápidos chineses e informou que eles não serão usados e foram devolvidos para a empresa.

O governo espanhol tinha comprado 340 mil testes rápidos da Bioeasy, empresa com sede na província de Shenzhen, segundo o El País. Eles estavam sendo usados na região de Madri, a mais atingida pela epidemia de Covid-19 na Espanha, e prometiam um diagnóstico em minutos.

O professor Leo Poon Lit-man, da faculdade de medicina da Universidade de Hong Kong, disse ao South China Morning Post que prometer 80% de precisão para esse tipo de teste é "desconcertante", porque ele já é conhecido por ser impreciso. "Seria perigoso se usado em larga escala, pois os pacientes que deveriam ser positivos podem não ser detectados", disse Poon, que ajudou a projetar o protocolo de testes para a Covid-19.

A embaixada chinesa na Espanha informou na quinta-feira que os kits de teste da Bioeasy não haviam sido aprovados pela Administração Nacional de Produtos Médicos da China e não foram incluídos nos suprimentos médicos enviados pelo governo chinês à Espanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]