• Carregando...
Espanhol ficou satisfeito com o resultado. Doença congênita havia deformado o rosto do paciente | Reuters
Espanhol ficou satisfeito com o resultado. Doença congênita havia deformado o rosto do paciente| Foto: Reuters

Um espanhol que em janeiro se submeteu a um transplante parcial de rosto apareceu em público pela primeira vez. Ele abraçou o cirurgião e a agradeceu a família do doador. O paciente, identificado apenas como Rafael, conversou nesta terça-feira durante uma coletiva de imprensa no hospital de Sevilha onde foi operado.

"Quero agradecer à família do doador e à equipe médica", disse Rafael, ao lado de sua mãe e de sua irmã durante a coletiva, depois da qual, recebeu alta.

O hospital disse que por questões de privacidade não forneceria seu sobrenome nem sua idade. Os médicos substituíram os tecidos inferiores de seu rosto por causa de uma doença congênita que os deformou por causa de tumores benignos.

O doutor Tomás Gómez Cía, diretor da unidade de cirurgia plástica, disse que o paciente havia pedido para falar com a imprensa por causa do interesse sobre o caso e também porque supôs que sua aparição em público encorajaria a doação para casos como o seu.

Rafael disse que quer que os meios de comunicação respeitem sua privacidade. "Agora, me deixem em paz", disse ele. Ainda que a reabilitação leve meses, Rafael consegue agora distinguir entre o frio e o quente e sentir dor nos lábios.

Depois da operação, o paciente se reconheceu no espelho e ficou satisfeito com o que viu, disse Gómez Cia. "Não apenas não se viu como um monstro, como se achou mais jovem", acrescentou.

No mês passado, um hospital de Barcelona realizou o primeiro transplante total de rosto do mundo, o décimo primeiro transplante de rosto registrado.

No caso de Sevilha, foi o segundo transplante parcial de rosto da Espanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]