Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Epidemia

Espanhola que superou ebola já não tem vírus em fluidos e deixará isolamento

A auxiliar de enfermagem fez parte da equipe que no final de setembro atendeu a um dos dois religiosos espanhóis que morreram por conta da doença

As últimas análises realizadas na espanhola Teresa Romero confirmam que seus fluidos corporais não possuem mais sinais do vírus do ebola e ela será liberada do isolamento, informaram à Agência Efe fontes sanitárias.

Em 21 de outubro a profissional, de 44 anos, se recuperou oficialmente da doença após ter resultado negativo em vários exames, mas os médicos preferiram deixá-la em isolamento já que, embora no organismo não houvesse carga viral, nos fluidos corporais podem permanecer rastros por mais tempo.

A auxiliar de enfermagem fez parte da equipe que no final de setembro atendeu a um dos dois religiosos espanhóis que morreram por conta da doença, após ser repatriados ao país vindos da África.

Em isolamento desde 6 de outubro, já com os sintomas do vírus, Teresa respondeu bem ao tratamento com diversos soros e plasmas. Ela ficará internada a partir de agora em um quarto convencional do Hospital Carlos III, em Madri, onde seguirá em observação rotineira, conforme informou a equipe médica que a atende.

Teresa, a primeira a ter o vírus fora da África, poderá receber a visita de alguns familiares e será tratada como uma paciente não infecciosa até que tenha alta nos próximos dias, segundo as fontes sanitárias.

Todas as pessoas que tiveram contato de alto risco com ela deixaram o hospital no último dia 27, após 21 dias de eventual incubação do vírus e sem terem registrado sintomas. Como estabelecem os critérios da Organização Mundial da Saúde, a Espanha ficará oficialmente livre do vírus 42 dias depois do último caso, ou seja, duas vezes o período de incubação.

As duas vítimas do vírus na Espanha foram os religiosos Miguel Pajares, que morreu em 12 de agosto, e Manuel García Viejo, que faleceu em 25 de setembro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.