• Carregando...

As informações de que militantes estariam tramando um ataque iminente aos Estados Unidos continuam sem confirmação na segunda-feira, depois do transcurso sem incidentes do décimo aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Autoridades dos EUA dizem que ainda não podem descartar completamente os relatos de inteligência recebidos na semana passada a respeito de um possível ataque, que poderia ocorrer no dia 11 de setembro ou em dias próximos. Por isso, pistas continuam sendo investigadas, e registros de viagens estão sendo examinados, afirmam essas fontes.

Mas três funcionários familiarizados com o assunto disseram que, apesar dos intensos esforços do governo dos EUA para investigar a denúncia - vinda de uma fonte considerada "confiável" e contendo detalhes específicos -, ela continua sem ser confirmada.

Um desses funcionários disse que as agências do governo não conseguiram nem mesmo determinar se os dois ou três potenciais suspeitos citados na denúncia realmente existem.

De acordo com essa fonte, a denúncia só recebeu tanta atenção do governo e da mídia por ter surgido às vésperas do décimo aniversário do 11 de Setembro.

O governo trabalha com a informação de que dois ou três militantes teriam viajado da fronteira afegã-paquistanesa em direção aos EUA, com a intenção de lançar um ataque na época do aniversário do atentado de 2001, talvez - isso não é certeza - com carros-bomba, segundo as fontes ouvidas pela Reuters.

A informação foi considerada crível em parte porque se encaixa em relatos anteriores sobre as intenções e métodos da Al Qaeda.

As autoridades disseram que a denúncia incluía a sugestão de que o líder da Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, estaria vinculado à trama.

Os nomes dos suspeitos não constam na informação recebida, mas dois deles supostamente seriam cidadãos dos EUA.

Usando essas informações vagas, as agências de inteligência dos EUA há dias vasculham registros internacionais de passageiros e outros bancos de dados, à procura de suspeitos que se enquadrem no padrão descrito.

Os funcionários ressaltaram que nenhum suspeito foi preso, e que algumas medidas extraordinárias de segurança adotadas durante o fim de semana serão atenuadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]