• Carregando...
 | Célio Martins/ Gazeta do Povo
| Foto: Célio Martins/ Gazeta do Povo

Um dos lugares favoritos dos jovens e das famílias de trabalhadores de Havana nos fins de semana é o Malecón, uma esplanada de aproximadamente 8 km ao largo da costa da cidade. O principal objetivo da construção do Malecón, que começou em 1901, era proteger a capital das marés, mas desde então se transformou em local de passeio. Apesar de muitos de seus trechos servirem de pontos de prostituição, nos finais de tarde, moradores de Havana e turistas buscam a orla. O pôr do sol é indescritível. À noite, o clima romântico dá o tom.

Do barroco ao moderno

A arquitetura havanesa é marcada por vários estilos. A Catedral de Havana (1748), que domina a "Plaza de la Catedral" (1749) é o melhor do barroco cubano. A cidade também não escapou da influência do neoclassicismo, no século 18. Muitos havaneses endinheirados encontraram inspiração no estilo francês e o bairro de Vedado, com seus palacetes, registra esse momento. No início do século 20, a capital cubana era uma das mais importantes cidades da América Latina no que se refere à arquitetura. E os estilos predominantes da época eram art nouveau, déco e ecléctico. A marca dessa época está mais presente no bairro Miramar, onde hoje vivem embaixadores e diplomatas estrangeiros. E a partir da década de 40 do século passado começaram a surgir obras modernistas. A Avenida dos Presidentes é um exemplo desse período, marcado pela chegada de gângsteres americanos.

Noites tropicais

Em toda a Havana, quando chega a noite, as ruas ficam cheias de gente. Dos bairros mais afastados ao centro antigo, o que se vê são famílias, jovens, crianças e idosos passeando. Sentam-se em frente das casas para conversar horas e horas. Nos cabarés, danceterias, bares e hotéis não falta boa música. Os nativos ensinam os passos às turistas. Como há um elevado número de graduados em música, os artistas que animam as noites normalmente vieram da universidade. Cantam, tocam e dançam para se divertir, para animar e, principalmente, para ganhar propinas (gorjetas).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]