Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escolha do papa

Cardeal italiano passa mal durante última missa antes de conclave

O italiano Antonio Maria Vegliò, de 75 anos, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral do Emigrantes e Itinerantes, precisou ser amparado por auxiliares da igreja enquanto caía

Um dos cardeais que participará do conclave passou mal durante a missa que antecedeu a primeira votação da eleição do substituto do papa emérito Bento XVI, realizada nesta terça-feira (12).

O italiano Antonio Maria Vegliò, de 75 anos, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral do Emigrantes e Itinerantes, precisou ser amparado por auxiliares da igreja enquanto caía. Ele não chegou a ser retirado da Basílica de São Pedro.

Ainda não há informações sobre o que provocou o mal estar. Na cerimônia, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fez um pedido pela unidade da Igreja Católica, durante homilia. "Cada um de nós deve colaborar para a unidade da Igreja", disse Sodano em sua homilia.

O cardeal tem 85 anos e não participa do conclave, mas é considerado um dos mais influentes na escolha do novo papa, num momento em que a Igreja enfrenta divisões e escândalos de pedofilia e corrupção.

Sodano pediu que o próximo pontífice promova a paz e a caridade e expressou gratidão ao papa emérito Bento 16, que renunciou em 11 de fevereiro dizendo-se sem condições físicas para continuar.

O cardeal chamou Bento XVI de "amado e venerado" e disse que ele fez um "pontificado brilhante". "Renovamos, neste momento, toda a nossa gratidão", disse.O conclave começa nesta terça-feira com a Igreja dividida e sem um franco favorito. Entre os cardeais mais cotados para ser o novo papa, estão o italiano Angelo Scola, o brasileiro Odilo Scherer e o canadense Marc Ouellet.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.