Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
estados unidos

Espião de Israel ganha liberdade condicional

Pollard está preso desde 1985 | Reuters
Pollard está preso desde 1985 (Foto: Reuters)

O americano Jonathan Pollard, de 60 anos, detido desde 1985 e condenado à prisão perpétua por espionar para Israel, estará em liberdade condicional a partir do dia 21 de novembro. A decisão, tomada por uma corte federal, foi anunciada ontem pelos advogados de Pollard e confirmada por funcionários do Departamento de Justiça dos EUA ao jornal “The New York Times”. O governo americano poderia, se quisesse, ter vetado a libertação alegando razões de segurança nacional.

Segundo a defesa do espião, ele será obrigado a permanecer nos EUA por cinco anos após sair da prisão. Os advogados afirmaram ainda que a decisão não tem relação “a acontecimentos recentes no Oriente Médio”. No ano passado, especulou-se que a libertação de Pollard seria usada pelo secretário de Estado dos EUA, John Kerry, nas negociações de paz no Oriente Médio, a fim de facilitar a libertação de palestinos por Israel.

Pollard era analista de inteligência da Marinha dos EUA quando foi preso, em 21 de novembro de 1985, por roubar documentos do Comando de Inteligência Naval. Ele se declarou culpado em 1986 e foi sentenciado no ano seguinte.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.